Santos, Lucimara da CunhaWorel, Carolina Lopes2024-10-142023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/187O presente trabalho tem como objetivo, identificar as contribuições do projeto “Horta Escolar” para o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis, assim como para o cumprimento de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), especialmente no que tange a agricultura sustentável e a qualidade da educação, objetivos 2 e 4, respectivamente. Para tanto, considerou-se o projeto da horta escolar do Centro Educacional Municipal Nova Esperança, localizado no município de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina. Percebendo a necessidade de incluir práticas ambientais sustentáveis no cotidiano da escola, assim como contribuir com a educação ambiental das crianças, os professores propuseram um projeto intitulado “O MELHOR TEMPERO É O AMOR” que busca envolver os alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de forma prática e coletiva, no projeto da horta da escola. Segundo relato dos professores envolvidos, além de introduzir os conceitos e princípios da sustentabilidade ambiental, o projeto contribuiu para a compreensão e percepção por parte de todos envolvidos, sobre a importância das práticas ambientais sustentáveis, assim como para melhorar a qualidade da educação.40 f.ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/Gestão ambientalHortas escolaresPráticas ambientais sustentáveisEnvironmental managementSchool gardensSustainable environmental practicesContribuições da horta escolar para o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveisMonografia