Piermartiri, LeonardoPasquali, Matheus Mesquita2024-11-132024https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1260O presente trabalho traz a proposta da aplicação do contrabaixo e a de fazer uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e de alguns ritmos similares, como o rasguido doble, a chamarra e o chamamé, originários da fusão e das diversas influências comuns entre os países da América do Sul e característicos na região sul do Brasil, levando em conta não única e exclusivamente o quesito prático para a obtenção de uma sonoridade autêntica, moderna e coesa mas também os quesitos conceituais por trás dos gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Será feita uma análise considerando que algumas das claves são exatamente as mesmas usadas em outros estilos musicais como o baião e o carimbó, remontando a um possível antepassado africano. As transcrições de algumas obras do repertório sulino serão utilizadas para corroborar as conclusões levantadas, bem como entrevistas com alguns músicos atuantes da cena musical em questão.97ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/Ritmos SulinosRítmica AditivaMúsicaContrabaixoA linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixoDissertação