Silva, Tharciana Goulart daPedrini, Monica da Silva2024-10-172023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/222Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fazeres especiais: memória, arte e docência” estabelece diálogos com as memórias e produções das mulheres de minha família e tem por objetivo salientar a importância e o pertencimento do artesanato na arte, bem como, enfatizar sua potência no ensino de artes visuais na educação básica. Partindo do conceito de fazeres especiais, formulado pela autora Ivone Mendes Richter (2008), e de entrevistas com minhas avós, discorro sobre minhas memórias relacionadas aos lares familiares, lugares repletos de artesanatos. Ancorada na perspectiva da Cultura Visual, e em conversa com autores como Belidson Dias (2011), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), analiso o desvalor presente na dualidade arte/artesanato. Ressalto, também, a importância das técnicas manuais, que se fazem presentes tanto na geração de renda familiar quanto no cenário da arte contemporânea. Por fim, relato minhas experiências e práticas artísticas durante a pandemia de COVID-19, e como elas se desdobraram em um projeto de estágio docente realizado com a turma 211 do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Assim, partindo de entrevistas, diálogos com autores e experiência docente, reafirmo a importância do artesanato como forma legítima de arte, o qual desenvolve uma linguagem e expressão própria.99 f.ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/Ensino das artes visuaisFazeres especiaisArtesanatoCultura visualFormação inicialTeaching visual artsSpecial makingsCraftVisual cultureInitial formationFazeres especiais: memória, arte e docênciaMonografia