Vahldick, AdilsonNolli, José Vargas2024-11-262023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1423O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um jogo sério capaz de auxiliar o entendimento da temática: padrão de projeto visitor. Para tanto, o jogo introduz o conhecimento sobre o padrão de projeto por meio de desafios contidos no decorrer de sua história. Assim, utilizou-se o gênero de jogos: RPG, abordando-se, ainda, características presentes nos jogos de aventura. O jogo foi desenvolvido com auxílio da ferramenta RPG MAKER MZ aliada ao suporte de plugins JavaScript. Inicialmente, ele conta com desafios voltados ao conhecimento da temática abordada e, em sequência, apresenta tarefas de identificação de erros em fragmentos de código. A respeito do processo de validação, o jogo foi aplicado para quatorze alunos da turma de padrões de projeto 2023/1 do CEAVI. A avaliação de conhecimento contou com a realização de duas provas impressas, o pré-teste e o pós-teste, limitados ao tempo de 10 minutos cada, além de uma prova utilizada para medir a satisfação dos alunos, essa composta por 26 perguntas adaptadas do modelo MEEGA+. Diante da realização dos testes de conhecimento, após aplicação de um teste T-pareado, obteve-se o resultado de p-valor = 0,000009395, rejeitando-se a hipótese nula com 99% de confiança. Ainda, percebeu-se uma melhora de aproximadamente 150% (cento e cinquenta por cento) entre a média obtida pelos estudantes entre o pré-teste e o pós-teste. Por meio dos resultados do teste de satisfação, identificou-se a boa aceitação do projeto pelos alunos, na qual, os pontos de melhor avaliação foram a relevância da ferramenta para a apresentação do conteúdo da disciplina e a facilidade de os alunos entenderem o conteúdo apresentado sobre o padrão visitor. Ao final. houve a coletada de sugestões de melhoria, destacando-se a usabilidade.99 f.ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/MEEGA+Jogos SériosRPG MAKER MZRelíquias do caos: um jogo sério do gênero RPG para auxiliar o aprendizado do padrão de projetos visitorMonografia