Coelho, Reinaldo De AlmeidaSantos, Guilherme Machado dos2024-11-182023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1313O presente trabalho tem como objetivo validar uma oportunidade de mercado encontrada no segmento de terapeutas holísticos e o desenvolvimento de um modelo de negócio que atenda as necessidades destes profissionais. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a metodologia Customer Development de Steve Blank, que propõe um caminho eficaz para startups que desejam identificar modelos de negócio e lançar produtos com foco no mercado e no feedback de clientes. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas de profundidade com 30 terapeutas holísticos, buscando compreender sua rotina, comportamentos e necessidades do seu dia a dia de trabalho. Por consequência, após analisar o resultado da pesquisa foi construído o modelo de negócios, baseado na metodologia Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte dos profissionais holísticos atuam na informalidade e possuem outras atividades ocupacionais para complemento de renda, além de não terem uma estrutura organizada de gestão do negócio e clientes. Assim, o modelo de negócio possui uma proposta de valor focada no desenvolvimento de soluções pautadas na profissionalização e crescimento do segmento, a partir de mentorias, consultorias, assessorias e gerenciamento de comunidade. A relevância deste trabalho está relacionada à crescente demanda por terapias holísticas e a necessidade de profissionalização deste segmento de profissionais, que até então possuem pouca ou nenhum tipo de assistência, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e aprimoramento de habilidades empreendedoras.75ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/Terapeutas HolísticosLean StartupValidaçãoModelo de NegócioValidação e desenvolvimento do modelo de negócios de uma solução para terapeutas holísticosMonografia