Cunha, Carlos Eduardo Freitas DaKlafke, Clara Mussi2024-11-182023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1310O presente trabalho tem como objetivo elaborar um posicionamento competitivo para a marca Mousse de Maracujá, dada a robustez do mercado de cosméticos e a acirrada concorrência. Para atingir o objetivo geral, foram estabelecidas finalidades específicas com foco no mapeamento do público e suas motivações, assim como nos concorrentes, na busca por um diferencial. Através da revisão de literatura sobre posicionamento, marcas fortes e emocionais e sobre o mercado de cosméticos, foi possível obter embasamento teórico e insights que direcionaram as pesquisas subsequentes. Adotou-se como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa por entrevista e outra, contendo a mesma natureza, com base em levantamentos documentais. Os resultados indicaram a forte tendência do skincare¹ e dos benefícios sensoriais atrelados a ele, o que despertou na Mousse de Maracujá a vontade de posicionar-se como marca de skincare1 com cor, atendendo um público predominantemente feminino entre 20 e 30 anos, que valoriza a eficácia, multifuncionalidade e sustentabilidade. O posicionamento da marca será baseado em dois pilares: atributo e benefício dado ao diferencial de aliar os benefícios sensoriais, a exemplo de frescor, a um cosmético com pigmento, e na parte emocional, na intenção de estabelecer uma conexão profunda e duradoura com o consumidor. Dessa forma, visto a contemplação do objetivo geral, o trabalho obteve êxito e será de grande relevância para o crescimento e sucesso da Mousse de Maracujá.72ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/posicionamentoElaboração de um posicionamento para a marca de cosmético Mousse de MaracujáPlano de Negócios