Bertoso, Luciana da SilvaHein, Maria Luiza Rosa2024-10-102023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/170A discussão sobre significados de brasilidade se mostra relevante na construção e desenvolvimento de estratégia de negócios de moda nacionais. Diante de um mercado cada vez mais competitivo a valorização da identidade nacional pode se tornar uma vantagem significativa nesse setor. No entanto, é crucial utilizá-la de modo responsável para evitar a perpetuação de estereótipos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a brasilidade e suas manifestações, investigando como podem ser aplicadas em estratégias de branding para marcas de moda de forma não caricata. Para tanto, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e, na sequência, um estudo de caso da marca Dendezeiro®. A abordagem da pesquisa foi predominantemente qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi análise de documentos online, no site, nas redes sociais e entrevistas veiculadas em periódicos nacionais. Adotou-se a análise de conteúdo como estratégia de análise dos dados, que foram categorizados a partir dos fundamentos teóricos. Os resultados apontam que a grife aborda aspectos da brasilidade associados à história e à cultura afro-brasileira, principalmente a soteropolitana. Ademais, a marca quebra expectativas em relação à moda nordestina, ampliando as percepções sobre a criação local, enquanto impacta brasileiros de diversas regiões.22ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/BrasilidadeBrandingMarca de modaDendezeiroBraziliannessFashion BrandA brasilidade como estratégia de construção de marcas de moda: uma análise da DendezeiroBrazilianness as a strategy for building fashion brands : an analysis of DendezeiroArtigo