Turnes, Valério AlécioAlmeida, Caroline Marie Hodel2024-10-152024https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/201Este trabalho teve como foco o Programa Sabor Serrano, que é voltado aos produtores da agroindústria familiar da região da Serra Catarinense, composta por 18 municípios. Foi realizada pesquisa bibliográfica e visita de campo à instituição responsável pela Sabor Serrano e a produtores da região que foram ou ainda são vinculados ao Programa. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar a existência de planejamento estratégico para as ações do Programa e pensar em estratégias para fortalecimento de marcas coletivas em Santa Catarina. O artigo aborda conceitos de políticas públicas, governança territorial e desenvolvimento territorial sustentável, trazendo conceitos sobre signos distintivos e especialmente sobre marca coletiva; avaliando a existência de planejamento estratégico da Sabor Serrano, de forma a mapear e compilar suas ações, promovendo uma avaliação destas para identificar formas de pensar o fortalecimento da marca. Por fim, este artigo traz uma compreensão das dinâmicas envolvidas na gestão de marcas coletivas e busca enfatizar a importância da governança territorial sustentável e das marcas coletivas.44 f.ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/Desenvolvimento territorial sustentávelGovernança territorialPolíticas públicasSignos distintivosMarcas coletivasSustainable territorial developmentTerritorial governancePublic policiesDistinctive signsCollective brandsMarcas coletivas e governança territorial: um estudo de caso sobre ações e como pensar o fortalecimento de marcas coletivas – o exemplo da sabor serrano na serra catarinense.Estudo de Caso