Santos, Fernando DosSilva, Mayron Boelling da2024-11-262023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1424Utilizar um sistema de gestos para a interação humano-computador pode ser útil em muitas áreas, mas muito dos sistemas disponíveis podem não ser acessíveis ao público em geral. Alguns dos problemas encontrados neste tipo de sistema são a necessidade do uso de hardware e sensores vestíveis, alto custo de aquisição e o alto consumo de processamento do computador do usuário. Este trabalho propõe desenvolvimento de um protótipo de um sistema de rastreio de gestos de mão baseado em um hardware de baixo custo. O objetivo do sistema é utilizar visão computacional para rastrear movimentos e gestos de mão, a fim de aprimorar a interação humano-computador sem consumir muitos recursos de processamento do computador do usuário e sem a necessidade de vestir ou portar sensores. Para fazer o desenvolvimento do sistema de rastreio foi utilizado um Raspberry Pi 4 e principalmente a biblioteca Mediapipe para auxiliar nos processos de visão computacional. Um experimento foi realizado com pessoas, para verificar a assertividade do sistema e também a sua usabilidade. Analisando os resultados, o sistema alcançou a média de 98,2% de assertividade na execução dos comandos de interação e considerado pela maioria como um sistema útil e divertido de usar. Por fim, o protótipo foi utilizado em um simulador de combate aéreo para demonstrar sua viabilidade de uso.69 f.ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/Visão ComputacionalMediapipeRaspberry PiInteração Humano-computadorRastreio de GestosProtótipo de um sistema de rastreio de mão baseado em hardware de baixo custo para interação humano-computadorMonografia