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Monografia Acesso aberto A relação entre a afetividade e o desenvolvimento na educação infantil: uma análise das pesquisas realizadas no curso de pedagogia do centro de ciências humanas e da educação (FAED)(2023) Santos, Débora dosO presente trabalho tem como objetivo geral compreender como os trabalhos realizados no curso de Licenciatura de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) discutem a afetividade na Educação Infantil. Para alcançar o referido objetivo, definimos objetivos específicos, primeiramente é discutido o conceito de afetividade segundo a teoria walloniana. Em seguida, procura-se identificar como os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no curso de Licenciatura de Pedagogia da Faed abordam o tema da afetividade. Por fim, analisamos como os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) discutem e conceituam a afetividade no contexto da Educação Infantil. Para dar conta deste objeto de estudo sua abordagem será uma pesquisa qualitativa de natureza básica. Quanto ao objetivo geral, se caracteriza como pesquisa exploratória e bibliográfica. O procedimento de coleta de dados consistiu-se em uma busca nos bancos de dados da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde procurou-se por meio de descritores como “afetividade” “afeto” e “Educação Infantil” pesquisas do curso de pedagogia que abordassem a temática. O recorte temporal escolhido foram os últimos seis anos. Nesse período foram encontradas quatro pesquisas com o tema no curso de Licenciatura de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) elaboradas por Roesener (2022), Gonçalves (2021), Nappi (2021) e Laureano (2017). Por meio da análise dos dados concluiu-se que os TCC ́s da Pedagogia definem a afetividade no campo da Educação Infantil como um aspecto essencial que demarca a importância dos vínculos construídos entre professoras e crianças. As pesquisas apontam que esses laços afetivos estabelecidos na relação professora e criança contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.Tese Acesso aberto Infâncias e cidade: percursos geográficos das crianças em Florianópolis/SC(2024) Steinbach, GreicyEsta tese insere-se na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED/PPGE). O objetivo principal da investigação é compreender como as crianças vivenciam experiências nos espaços da cidade a partir do trabalho de campo proposto por uma instituição pública estadual de Educação Básica localizada em Florianópolis/SC. Os objetivos específicos desta pesquisa são: discutir sobre as infâncias na cidade, com destaque para as concepções de criança e a pluralidade da infância; identificar as espacialidades produzidas pelas crianças na cidade de Florianópolis/SC ao vivenciarem os espaços nos trabalhos de campo; descrever quais espaços as crianças frequentam, como qualificam esses espaços, quais os seus desejos e expectativas com relação à cidade e como se deslocam, interagem e se divertem; e analisar as contribuições das crianças, focalizando a complexidade de relações sociais, institucionais e individuais que se constituem na e atravessam a cidade. Para tanto, utilizamos um referencial teórico baseado na Geografia da Infância e na Sociologia da Infância. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos e levantamento dos dados, este estudo tem raízes nas proposições das pesquisas de caráter qualitativo, de natureza exploratória/descritiva, com abordagem etnográfica. Os sujeitos da pesquisa são as crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual localizada em Florianópolis/SC. A pesquisa buscou discutir questões conceituais e da prática pedagógica acerca dos temas infâncias, criança e cidade, mobilidade infantil, cidadania infantil e participação com a intenção de apresentar como esses conceitos veem permeando os estudos acerca das vivências das crianças no contexto da cidade de Florianópolis/SC. Os resultados revelam: como as crianças percebem e vivenciam a cidade de Florianópolis/SC, enfatizando a importância de considerar suas experiências e interações nos espaços urbanos; a relevância de envolver ativamente as crianças nos processos de transformação urbana, reconhecendo-as como sujeitos históricos e detentores de direitos e saberes próprios. Fatores como institucionalização, domesticação, insularização, dualização, fragmentação e restrição da autonomia e mobilidade são vistos como barreiras à plena cidadania infantil, impactando as rotinas das crianças, limitando suas experiências e moldando suas percepções do espaço e participação na cidade. Ao proporcionarmos às crianças a experiência das oportunidades encontradas do lado de fora das instituições educativas, estabelecemos uma conexão que vincula o conteúdo curricular a outras formas de aprendizagem, construindo um conhecimento mais amplo e autêntico, real, mais vibrante e pulsante. Nesse contexto, é fundamental conceber as infâncias como um cenário marcado pela diversidade social, cultural, política, econômica e geográfica, levando em consideração a pluralidade e a heterogeneidade das crianças.