Navegando por Assunto "Currículo"
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Artigo Acesso restrito A formação acadêmica do profissional de educação física para o empreendedorismo na indústria do esporte.(2024) Santos, Kamile Lorencetti dosO objetivo desta pesquisa foi analisar a oferta de disciplinas na área do empreendedorismo, nas estruturas curriculares das universidades federais e estaduais do Brasil, que ofertam o curso de Bacharelado em Educação Física. Essa busca foi realizada utilizando como método uma pesquisa descritiva-documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. Dentro desse objetivo geral, foi definido dois objetivos específicos: o primeiro foi baseado na procura por disciplinas específicas ao empreendedorismo e o segundo a disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo (que englobam diferentes fatores envolvendo o tema central). 11 universidades públicas oferecem disciplinas específicas sobre empreendedorismo, enquanto 46 instituições oferecem disciplinas relacionadas ao tema. Durante a pesquisa foi possível verificar a distribuição geográfica dessas universidades que ofertam o curso, os resultados apontaram uma predominância nas regiões Sudeste (35,1%), Sul (22,8%) e Nordeste (22,8%). Contudo, apesar de estarem presentes, ainda é reduzido o número de currículos com um eixo curricular direcionado para essa área. Recomenda-se a inclusão de disciplinas interligadas ao empreendedorismo e estágios obrigatórios ligados a essa área, a fim de auxiliar na inclusão do profissional de educação física ao mercado de trabalho atual; no entanto, são necessários mais estudos sobre este assunto.Tese Acesso aberto Protagonismo negro: da elaboração à formação de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Florianópolis/SC 1994-2016)(2023) Santos, Carina Santigo dosNa presente pesquisa, inserida no campo da História do Tempo Presente, filiei-me ao intento de historicizar a trajetória de luta no campo educacional do Movimento Negro, especialmente dos militantes intelectuais do Núcleo de Estudos Negros (NEN) na cidade de Florianópolis entre 1994 e 2016. Defendi a tese de que tais militantes elaboraram um audacioso projeto de educação antirracista e desenvolveram suas etapas, constituindo sentidos de História. Estes militantes atuaram ativamente para a formatação de um pensamento negro em educação, com a formulação de uma pedagogia; eleição de um representante para a Casa Legislativa a fim de aprovar a Lei Municipal 4.446/94, para tornar obrigatório o ensino de história afro-brasileira; participação nos movimentos de estruturação dos currículos e participação nas formações continuadas de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e educação das relações étnico-raciais. A fontes de pesquisa foram depoimentos, acervos institucionais (documentos disponibilizados pela Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis), impressos como jornais e livros. As categorias de análise alicerçaram-se na mobilização de memória e dever de memória (RICOEUR, 2007; TRAVERSO, 2012), culturas políticas (BERSTAIN, 1988) e currículo como campo de disputa política e espaço-tempo de fronteira cultural (SILVA, 2010; MACEDO, 2006). Para compreender o cenário das relações raciais amparei-me nos debates e conceitos discutidos por Fanon (2008), Kilomba (2019), Almeida (2019), Hall (1999), entre outros/as. Como resultados obtidos observa-se a estruturação de um pensamento negro em educação e sentidos de História construídos na trajetória de luta antirracista.