Navegando por Assunto "Ensino"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Doa-me uma memória(2023) Branga, Raquel SchutzO presente trabalho é apresentado como finalização do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida o projeto artístico “Doa-me uma memória” que foi desenvolvido na disciplina de Curadoria com a Professora Regina Melim, consiste em uma chamada para ocorrer uma troca, inicio doando uma memória minha, e quem quisesse poderia doar uma memória sua de volta. O projeto aconteceu de forma remota, por meio do Google Forms, e desta forma as memórias foram doadas. As memórias que permeiam o trabalho são memórias pessoais, memórias doadas, memórias capturadas de antigos filmes filmados em VHS de arquivos pessoais, memórias de tempos que se passaram, de tempos que foram construídos, e de tempos somente. O tcc é composto por 2 partes, em que a primeira consiste num livro de artista, dividido em 5 capítulos, intitulados: Uma memória, Memórias de infância, Memoriar, Tempo empoleirado, Tempo atemporal. Uma memória é constituído por memórias que foram doadas, e produções visuais feitas a partir destas memórias. Memórias de infância traz a nostalgia como plano de fundo e conversa com quem lê, através de fotografias de objetos pessoais de minha infância. Memoriar é um capítulo que traz a experiência de monitoria de uma disciplina de licenciatura dentro da faculdade, e dialoga com a psicologia e o conceito de memória. Tempo empoleirado é a poeira das casas de nossas avós, as memórias e lembranças que vivem dentro daquele tempo específico. Tempo atemporal e as diferentes formas de tempo, capítulo que brinca com a temporalidade, muito baseada em reflexões de Ricardo Basbaum. A segunda parte agrupa algumas proposições educativas ligadas aos capítulos. E para a construção deste trabalho, foram feitos diálogos com artistas e autores como Anna Maria Guash, Ricardo Basbaum, Svetlana Boym, Elida Tessler, Yoko Ono e Sophia Brightwell.Dissertação Acesso aberto “Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte(2024) Dulz, Evelisa de Moraes“Sobre PerFormar” é uma proposta pedagógica que visa tratar a experiência da performance no contexto escolar. Procurando abordar as especificidades do processo criativo em performance juntamente com as subjetividades da experiência artística por meio do trabalho performativo de duas artistas mulheres: Eleonora Fabião e Marina Abramović. Nessa proposta pedagógica é possível abordar questões associadas ao corpo e a experiência, estamos lidando com aspectos profundamente pessoais e subjetivos que exigem sensibilidade, respeito e valorização por parte dos docentes em Arte. Para que a proposta pedagógica seja efetiva, tenho como principal referencial artístico, as performances “Converso sobre qualquer assunto” de Eleonora Fabião e “The Artist is presente” de Marina Abramović. Considerando ser eficaz a associação das duas performances, às proposições didáticas apresentadas nos ciclos de aprendizagem, é proposta uma reflexão teórico-prática sobre performance art no âmbito da Educação básica.Monografia Acesso aberto Taiá: material educativo sobre arte contemporânea brasileira(2023) Rossinsk, Flavia GabrielleTaiá é um material educativo que se propõe a contribuir para expansão do repertório em arte contemporânea brasileira de alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio – as decisões acerca da construção do material foram grandemente influenciadas pelos estágios supervisionados da licenciatura. O trabalho conta com um manual para confecção do material didático/objeto de ensino, a ser construído com materiais reutilizáveis do dia-a-dia escolar. As obras e artistas selecionados para compor a seleção imagética do material seguem alguns eixos temáticos específicos: questões de gênero e sexualidade, raça, classe e território. Além da proposta de expansão de repertório, o material conta com uma série de perguntas propositoras que agem na mediação e promoção de encontros entre os estudantes e as obras. Diversas dinâmicas podem ser trabalhadas em sala de aula com o uso do material, com algumas proposições colocadas neste trabalho, buscando assim contribuir como material educativo complementar a educadores em seu cotidiano de ensino e planejamentos.Monografia Acesso aberto Um jogo sério para o aprendizado do átomo de Bohr(2019) Silva, Willeson Thomas daO presente trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo visando o aprendizado na disciplina de química, focando em conteúdos que exploram o nível atômico. Foi desenvolvido para alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando-se aperfeiçoar o conhecimento sobre o modelo atômico de Bohr. O jogo possui duas fases cada qual com três missões. O jogo passa-se em um cenário de batalha entre dois mundos, no qual o protagonista é uma nave, que terá por objetivo destruir outras naves inimigas de outros mundos que estão invadindo o planeta. Nesse cenário de guerra a nave tem o objetivo de não apenas impedir a invasão das naves inimigas com a destruição destas, como também destruir os pontos de radiações resultantes da batalha, nave mãe e objetos espaciais. No contexto de aprendizagem, o jogador terá de carregar as munições da nave, tendo para isso de usar dos conhecimentos do modelo atômico de Bohr para carregá-la com as munições correspondentes. Testou-se a hipótese aos alunos que jogaram o jogo sério focado no modelo do átomo de Bohr a fim de verificar se estes adquiriram conhecimento significativo sobre o assunto abordado. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unreal Engine 4 utilizando-se da linguagem de programação Blueprint. O jogo executa em Windows 64 bits. Foi executado um teste com 28 alunos do 1º ano do ensino médio. Para avaliar o conhecimento adquirido foi aplicado pré e pós-teste. A partir dos testes foi possível estabelecer e verificar à hipótese quanto à obtenção de novos conhecimentos. Concluindo-se através de análises estatísticas com 95% de confiança que a aplicação contribuiu com o aumento do aprendizado dos alunos sobre o modelo atômico de Bohr.