Navegando por Assunto "Teaching"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto “Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte(2024) Dulz, Evelisa de Moraes“Sobre PerFormar” é uma proposta pedagógica que visa tratar a experiência da performance no contexto escolar. Procurando abordar as especificidades do processo criativo em performance juntamente com as subjetividades da experiência artística por meio do trabalho performativo de duas artistas mulheres: Eleonora Fabião e Marina Abramović. Nessa proposta pedagógica é possível abordar questões associadas ao corpo e a experiência, estamos lidando com aspectos profundamente pessoais e subjetivos que exigem sensibilidade, respeito e valorização por parte dos docentes em Arte. Para que a proposta pedagógica seja efetiva, tenho como principal referencial artístico, as performances “Converso sobre qualquer assunto” de Eleonora Fabião e “The Artist is presente” de Marina Abramović. Considerando ser eficaz a associação das duas performances, às proposições didáticas apresentadas nos ciclos de aprendizagem, é proposta uma reflexão teórico-prática sobre performance art no âmbito da Educação básica.Monografia Acesso aberto Taiá: material educativo sobre arte contemporânea brasileira(2023) Rossinsk, Flavia GabrielleTaiá é um material educativo que se propõe a contribuir para expansão do repertório em arte contemporânea brasileira de alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio – as decisões acerca da construção do material foram grandemente influenciadas pelos estágios supervisionados da licenciatura. O trabalho conta com um manual para confecção do material didático/objeto de ensino, a ser construído com materiais reutilizáveis do dia-a-dia escolar. As obras e artistas selecionados para compor a seleção imagética do material seguem alguns eixos temáticos específicos: questões de gênero e sexualidade, raça, classe e território. Além da proposta de expansão de repertório, o material conta com uma série de perguntas propositoras que agem na mediação e promoção de encontros entre os estudantes e as obras. Diversas dinâmicas podem ser trabalhadas em sala de aula com o uso do material, com algumas proposições colocadas neste trabalho, buscando assim contribuir como material educativo complementar a educadores em seu cotidiano de ensino e planejamentos.