Programa de Pós-Graduação em Educação
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Resultados da Pesquisa
Dissertação Acesso aberto Tessituras do estágio curricular supervisionado em educação física: um olhar no e para o cotidiano(2024) Bikel, Roque LuizEsta pesquisa enfoca a questão da formação de professores de Educação Física, tendo como enfoque o contexto dos estágios curriculares supervisionados (ECS). O objetivo foi analisar o cotidiano do ECS, no interior de um curso de Licenciatura em Educação Física, a partir das relações existentes entre os participantes envolvidos e as instituições. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de objetivo exploratório que se valeu da observação participante e da entrevista semiestruturada como procedimento para compreender o fenômeno estudado, sendo utilizado como instrumento um diário de campo e um roteiro de entrevistas previamente elaborados. A análise de dados se baseou na codificação e, a partir da triangulação das fontes buscou-se problematizar e analisar a complexidade do objeto de estudo. Como resultados, destacou-se as relações entre Universidade e Escola ainda estão distantes na realização do estágio, onde os praticantes desempenham um papel crucial na mediação dessas relações, produzindo sentidos que carregam marcas de uma produção particular, o que impera em como esse praticante irá utilizar de táticas para negociar e moldar o espaço do ECS. Além disso, existem diferentes concepções de ECS pelos praticantes que retratam a organização, aproximação com o contexto profissional e relação teoria e prática. Nesse sentido, o lugar do ECS aparece vinculado a uma relação particular do praticante com o lugar em que ocupa. No entanto, foi consenso que o ECS se trata de um espaço de aproximação com a realidade da escola, sendo um lugar de aprendizado para a profissão. Ademais, trata-se de um espaço que carrega expectativas e representações particulares de cada praticante com o lugar em que ocupa e os novos que são assumidos com a chegada do estágio, os colocando em um ‘entre-lugar’. Os estagiários aparecem tendo o seu lugar/papel pautado sobre um espaço de aprendizado, vinculado ao semblante de estudante conferido pela Universidade, cujo custo sobre o empréstimo do lugar de professor na escola parece ser trazer a inovação. Quanto aos professores que acompanham o ECS verificou-se um duplo papel, tanto das orientadoras quanto dos supervisores, que buscam dar a tônica para o desenvolvimento profissional dos estagiários, incorporando novas camadas de significado sobre a multiplicidade de práticas. Por parte dos gestores notou-se a necessidade de mais pesquisas focadas em seu papel para além de âmbito burocrático. Além disso, foi identificado elementos pautados sobre um aprendizado profissional dos estagiários relacionado a escolhas, decisões e desafios próprios da profissão. Nesse processo, o estagiário lida com uma multiplicidade de informações, sendo constantemente exposto a diferentes elementos, dos quais, no andamento do ECS, vai selecionando e absorvendo aqueles que são mais relevantes ou necessários para seu desenvolvimento profissional. Por fim, o ECS foi visto como um processo dinâmico de negociação e adaptação, onde todos os praticantes utilizam táticas para moldar e reconfigurar elementos conforme as necessidades e objetivos, formando um tecido coeso de aprendizado e prática docente.Dissertação Acesso aberto Intensificação do trabalho docente: uma análise das condições de trabalho dos professores de educação infantil(2024) Alencar, Karine Galindo deA dissertação compreendeu o esforço em sistematizar os estudos produzidos no período de (2020-2022) que analisaram os impactos do COVID-19 nas condições de trabalho dos professores da Educação Infantil. Conforme as informações sobre a pandemia da COVID-19 foram sendo divulgadas e amplamente discutidas, o mundo precisou passar por diversas modificações visando reduzir a disseminação da doença. Essas mudanças também foram necessárias na educação, acentuando o fenômeno da precarização e intensificação do trabalho docente. Em uma sociedade capitalista, o papel do Estado na produção destes fenômenos torna se ainda mais evidente com a implementação do Ensino Remoto na educação pública. O avanço da tecnologia com a Indústria 4.0 tem implicado na natureza das relações de trabalho e no setor educativo, transformando o trabalho docente. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar como os estudos revelam os impactos da COVID-19, no período de (2020-2022), no trabalho dos professores de Educação Infantil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento das produções acadêmicas divulgadas entre os anos de 2020 e 2022. A técnica de análise empregada no percurso investigativo consistiu na análise de conteúdo e as possíveis análises empreendidas foram fundamentadas nos preceitos marxistas presentes no materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciaram que o papel do Estado na produção do fenômeno de precarização durante a pandemia da COVID-19 foi acentuado por suas ações não proporcionarem as condições de trabalho necessárias para o professor desenvolver sua função. Houve igualmente impactos na educação, sendo os principais: uso do WhatsApp como uma plataforma digital para contatos, interação e envio de arquivos às famílias e crianças; acentuação do controle e monitoramento do trabalho docente e limitação da autonomia docente. Estes puderam ser relacionados às evidências de intensificação e precarização ocorridas no trabalho dos professores de Educação Infantil em virtude da implementação da Indústria 4.0. Em suma, neste estudo consta a caracterização dos impactos da COVID-19 no trabalho dos professores de Educação Infantil, presente nas produções acadêmicas investigadas.Dissertação Acesso aberto O intérprete educacional e os saberes necessários para a sua atuação nos anos finais do ensino fundamental(2024) Godoi, Jonas Bento deEste estudo teve como objetivo analisar quais saberes os Intérpretes Educacionais (IEs) utilizaram para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) em um período pós-pandêmico. Dispôs-se de objetivos específicos, encarregados de: elencar as dissertações e as teses relacionadas ao Intérprete Educacional (IE), publicadas entre 2013 a 2023; identificar os saberes utilizados pelos IEs nos anos finais do Ensino Fundamental do CA/UFSC; diferenciar todos os saberes identificados, bem como suas fontes de aquisição e formas de utilização; e discutir sobre a atuação do IE, sua presença em sala de aula e em todo o âmbito escolar. Metodologicamente, é uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de questões semiestruturadas e entrevistas realizadas com os IEs. Sua ferramenta analítica foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise, o corpus foi desconstruído, unitarizado, categorizado, descrito, argumentado/interpretado e elaborados metatextos, a fim de apresentar a dialogicidade do autor com a fala dos sujeitos investigados. Embasado em Tardif (2008), Saviani (1996), Pimenta (2005), Gauthier (2013) e Freire (2022), identificaram-se diversos saberes utilizados pelos IEs que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, compatíveis com a atuação dos docentes, conhecimentos importantes que guiam e aperfeiçoam suas práticas cotidianamente. Porém, a carência de uma formação específica para a interpretação educacional é nítida, refletida principalmente nos relatos de atuação no componente curricular de matemática. Mesmo os saberes pedagógicos suprindo algumas lacunas, urge pensar em uma formação específica para afagar a atuação dos IEs e garantir êxito no processo de ensino-aprendizagem de discentes surdos em escolas regulares inclusivas.