Programa de Pós-Graduação em Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Tese Acesso aberto
    Os saberes estatísticos do(a) professor(a) de matemática: um estudo a partir da formação inicial
    (2024) Rostirola, Sandra Cristina Martini
    As recentes mudanças do paradigma social de acesso à informação evocam que o cidadão do novo milênio possua competências cognitivas para interpretar a massa de dados a que é submetido cotidianamente, tomando decisões que impactarão na vivência de sua cidadania, tornando o conhecimento da estatística fundamental. Esses aspectos trazem a responsabilidade do desenvolvimento do letramento, do pensamento e do raciocínio estatístico para a escola e a seus professores. Contudo, é preciso conhecer a realidade da formação docente no que tange aos saberes estatísticos, corrigindo possíveis vulnerabilidades. Diante disso, esta tese de doutoramento objetivou investigar o contexto da formação inicial do(a) professor(a) de Matemática para o desenvolvimento de saberes estatísticos, entendendo suas perspectivas e suas fragilidades, a partir da hipótese de que as experiências cognitivas proporcionadas pelos formadores de professores, no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática, oportunizam a mobilização de saberes e aprendizagens estatísticas essenciais aos futuros professores de Matemática. Assim, a pesquisa, adotou uma abordagem com métodos mistos, por meio dos quais analisou algumas constituintes da formação inicial docente, em um contexto geral, e, posteriormente, em sua face particular. Nesse âmbito, a primeira parte da pesquisa buscou conhecer as tendências em formação estatística apontadas por um mapeamento sistemático de literatura, de informações curriculares e pedagógicas contidas em projetos pedagógicos de curso, e analisar o currículo implícito no Exame Enade. A segunda parte analisou multicasos envolvendo um professor e cinco licenciandos em Matemática de uma universidade pública e suas interações com os recursos relacionados à formação inicial docente por meio da Investigação Reflexiva, inerente à Abordagem Documental do Didático. Os métodos e as técnicas utilizadas se caracterizam por análises estatísticas (descritivas e inferenciais), Teoria da Resposta ao Item em seus Modelos de Três Parâmetros Logísticos e Resposta Nominal, associadas a concepções qualitativas-interpretativas, em uma atitude reflexiva. Os resultados apontam para um cenário em que não se distingue, ainda, em nível de diretriz legal, aspectos da Educação Estatística como medidas oficiais a serem cumpridas pelas instituições nos cursos de Licenciatura em Matemática. Contudo, algumas particularidades do conhecimento estatístico são apresentadas no Enade, recordando que estão presentes também nas diretrizes curriculares para a Educação Básica. No estudo de caso, é perceptível que o professor formador e as vivências das disciplinas colaboram para a instrumentalização de recursos que se transformarão nos documentos didáticos dos/as futuros/as professores/as, estando, esses, em transição.
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    Tese Acesso aberto
    Infâncias e cidade: percursos geográficos das crianças em Florianópolis/SC
    (2024) Steinbach, Greicy
    Esta tese insere-se na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED/PPGE). O objetivo principal da investigação é compreender como as crianças vivenciam experiências nos espaços da cidade a partir do trabalho de campo proposto por uma instituição pública estadual de Educação Básica localizada em Florianópolis/SC. Os objetivos específicos desta pesquisa são: discutir sobre as infâncias na cidade, com destaque para as concepções de criança e a pluralidade da infância; identificar as espacialidades produzidas pelas crianças na cidade de Florianópolis/SC ao vivenciarem os espaços nos trabalhos de campo; descrever quais espaços as crianças frequentam, como qualificam esses espaços, quais os seus desejos e expectativas com relação à cidade e como se deslocam, interagem e se divertem; e analisar as contribuições das crianças, focalizando a complexidade de relações sociais, institucionais e individuais que se constituem na e atravessam a cidade. Para tanto, utilizamos um referencial teórico baseado na Geografia da Infância e na Sociologia da Infância. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos e levantamento dos dados, este estudo tem raízes nas proposições das pesquisas de caráter qualitativo, de natureza exploratória/descritiva, com abordagem etnográfica. Os sujeitos da pesquisa são as crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual localizada em Florianópolis/SC. A pesquisa buscou discutir questões conceituais e da prática pedagógica acerca dos temas infâncias, criança e cidade, mobilidade infantil, cidadania infantil e participação com a intenção de apresentar como esses conceitos veem permeando os estudos acerca das vivências das crianças no contexto da cidade de Florianópolis/SC. Os resultados revelam: como as crianças percebem e vivenciam a cidade de Florianópolis/SC, enfatizando a importância de considerar suas experiências e interações nos espaços urbanos; a relevância de envolver ativamente as crianças nos processos de transformação urbana, reconhecendo-as como sujeitos históricos e detentores de direitos e saberes próprios. Fatores como institucionalização, domesticação, insularização, dualização, fragmentação e restrição da autonomia e mobilidade são vistos como barreiras à plena cidadania infantil, impactando as rotinas das crianças, limitando suas experiências e moldando suas percepções do espaço e participação na cidade. Ao proporcionarmos às crianças a experiência das oportunidades encontradas do lado de fora das instituições educativas, estabelecemos uma conexão que vincula o conteúdo curricular a outras formas de aprendizagem, construindo um conhecimento mais amplo e autêntico, real, mais vibrante e pulsante. Nesse contexto, é fundamental conceber as infâncias como um cenário marcado pela diversidade social, cultural, política, econômica e geográfica, levando em consideração a pluralidade e a heterogeneidade das crianças.
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    Tese Acesso aberto
    Relação causal entre compreensão e fluência de leitura: contribuição do ensino explícito no 4º ano do ensino fundamental
    (2023) Silvano, Juliane Dutra da Rosa
    No contexto de uma sociedade letrada, é essencial que os estudantes sejam capazes, no processo de escolarização, de dominar as habilidades de leitura, de modo que possam utilizálas de maneira eficiente em suas vidas escolares e sociais. O domínio de tais habilidades envolve aspectos da decodificação e, também, da compreensão leitora, sendo a fluência de leitura a conexão entre eles. Esse papel da fluência no processo que leva à compreensão de leitura evidencia a existência de uma relação fluência-compreensão, porém ainda não está clara a sua direção. É nessa ligação que a presente pesquisa se aprofunda, tendo por objetivo verificar a direcionalidade da influência entre a fluência e a compreensão de leitura, via ensino explícito de tais habilidades, com a aplicação de programas de ensino de compreensão e de fluência a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, durante 22 semanas. Para tal, foi realizado um estudo de intervenção com 125 estudantes dessa série, todos da rede pública de ensino do município de Florianópolis-SC, mas pertencentes a escolas diferentes, que foram distribuídos em nove turmas, seis experimentais e três controles. Cada grupo experimental recebeu um tipo de intervenção. No primeiro, houve a aplicação de um programa de ensino de compreensão de leitura (N= 28); no segundo, um programa de fluência de leitura (N= 28); e, o terceiro recebeu ambos os programas de ensino (N= 24). Os estudantes do grupo controle (N= 45) não receberam nenhum tipo de intervenção por meio da pesquisa. Todos os participantes foram avaliados nos momentos pré e pós-intervenção, objetivando-se, com isso, analisar os seus níveis de desempenho em variáveis vinculadas às habilidades de decodificação, fluência e compreensão leitora, via testes de leitura de palavras e pseudopalavras, de avaliação de fluência de leitura textual, de questões de compreensão textual e de leitura e compreensão de sentenças. Também foi aplicado às professoras regentes das turmas participantes um questionário acerca das variáveis envolvidas no decorrer da aplicação dos programas de ensino de modo a relacioná-lo com os resultados estatísticos obtidos. Os resultados revelam que o ensino explícito de fluência de leitura tem influência mais efetiva nos componentes de velocidade e precisão de leitura. Já o ensino de compreensão de leitura influencia tanto nas habilidades de compreensão quanto nas de fluência. E, no que se referem ao ensino concomitante de fluência e compreensão, os resultados dão indicativos de influência recíproca entre fluência e compreensão, mas não tão expressiva quanto à obtida pelo grupo que recebeu intervenções apenas em compreensão. O grupo que obteve os melhores desempenhos foi o grupo que recebeu intervenções exclusivas em Compreensão de Leitura, o que coincide com os resultados do questionário aplicado às professoras, por meio do qual é indicado que a única professora que teve contato prévio em sua formação com o ensino de fluência e compreensão foi justamente a professora deste grupo. Portanto, a direcionalidade da influência entre as habilidades de fluência e compreensão de leitura demonstra estar no sentido da compreensão para a fluência, com o ensino explícito exclusivo de compreensão influenciando tanto para maior avanço nos desempenhos da própria compreensão quanto nos de fluência de leitura e com a formação inicial/ continuada de professores revelando-se como uma variável importante nesse processo.