Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

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    Dissertação Acesso aberto
    Práticas posithivas: um levante de artistas que vivem com HIV/aids nas artes da cena
    (2024) Faria, Emanoel Aparecida
    Este trabalho busca identificar as potências artísticas do processo formativo do Ciclo de Polinização da Coletiva Loka de Efavirenz e do processo artístico da peça-palestra A Doença do Outro, de Ronaldo Serruya, na construção de contranarrativas do hiv/aids na atualidade. Utilizando a bricolagem, método que busca responder às questões da pesquisa utilizando ferramentas diversas, e a cartografia, método de acompanhamento e invenção de dados, como métodos de análise. As obras serão examinadas sob a perspectiva da Posithividade Artística (PA+), que, diferentemente da Positividade de Foucault (2012) e da estética do fracasso de Colling (2021), emerge da interação entre poder disciplinador e resistência criativa, resultando em uma outra forma de poder vivo e ressignificado. Para isso, a pesquisa investiga dados históricos, bibliográficos e imagéticos sobre a epidemia de aids no Brasil, buscando compreender como as narrativas médico-patológico-midiático-jurídicas foram construídas e como ainda influenciam o imaginário social. Segundo Fonseca (2020), o corpo posithivo, carregado de necrometáforas (metáforas de morte) e belicometáforas (metáforas de guerra), permanece estigmatizado, funcionando como um corpo-arquivo da epidemia. Neste contexto, propõe-se o corpo-testemunha nas artes cênicas como um posicionamento ético-político para romper com o corpo-arquivo. As Práticas Posithivas, definidas como práticas artísticas e educativas com potencial para desconstruir discursos estigmatizantes, são destacadas como um meio de ressignificar histórias pessoais e coletivas de pessoas vivendo com hiv/aids (PVHA). Espera-se que o ato testemunhal no contexto artístico promova engajamento e rede de afetos para PVHA para que se possam se reconhecer enquanto sujeitos, rompendo o silêncio imposto por décadas de estigma e discriminação.
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    Tese Acesso aberto
    Por um teatro para esperançar em tempos de pós-democracia: o diálogo entre práticas boaleanas e brechtianas
    (2024) Walger, Eduardo Vieira
    Pode a costura entre as linhas cênicas pensadas por Bertolt Brecht e Augusto Boal servir como instrumento artístico e político no remendo da atual democracia de farrapos, para que as pessoas não sejam somente chamadas a obedecer, e sim, efetivamente, chamadas a participar? Esta é a questão levantada aqui. A tese investiga o conceito de pós-democracia de Colin Crouch (2004) e Rubens Casara(2018). A primeira parte examina como o modelo neoliberal se impôs como padrão às democracias, a levar ao máximo o capitalismo. Nesta realidade global, as pessoas são cada vez mais objetificadas e chamadas somente obedecer. Tornam se cada vez mais afastadas e indiferentes ao sistema político. Situação desejada pelos detentores do poder, pois assim podem impor a realidade que desejam para o mundo. Dessa questão, parte-se à análise do teatro como espaço político. No que toca Brecht, investiga-se Peças Didáticas e elementos épicos, mais especificamente o texto Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não. Por sua vez, o Teatro do Oprimido (TO), sistematizados por Boal, potencializa a experiência democrática ao se entrelaçar com os elementos teatrais de Brecht. Com este estudo somado à prática deste autor, verificou-se duas abordagens cênicas possíveis: 1) uma peça foro-didática; 2) uma fórum-performance. A análise de tais propostas, além da asserção de um material de revisão, possui um caráter auto-etnográfico, pois examina as experiências (como diretor, ator e instrutor) e parte da autobiografia do pesquisador. A delimitação do percurso auto-etnográfico alcança a atuação do investigador como instrutor de artes cênicas no Município de Pinhais, Estado do Paraná, bem como sua participação como performer e oficineiro no 6to Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido, na cidade Atlixco, no México. Espera-se como resultado contribuir nas áreas da pedagogia do teatro e teatro na comunidade, com uma proposta de apoio e diálogo aos estudos dos que pensam nas artes cênicas como mecanismo capaz de instigar as transformações necessárias – como linhas de um Teatro da Esperança – para a construção de espaços efetivamente democráticos.