Curso de Administração Pública (Cesfi)
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/43
Navegar
Monografia Acesso aberto Maturidade em gestão do conhecimento: análise da Coordenadoria de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI.(2023) Dutra, BeatrizO presente estudo busca desenvolver a temática: Maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) na Coordenação de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), voltada à GC na Administração Pública e em Instituições de Ensino Superior (IES). Para isso, os colaboradores da CAD foram submetidos a um questionário, baseado no Instrumento para Avaliação em GC para a Administração Pública desenvolvida por Helou (2015) e os resultados se dispuseram em nove Dimensões previamente definidas. Além do uso da metodologia adotada para expor os resultados encontrados, buscou-se validá-los através de referenciais bibliográficos que trazem autores que discutem a mesma temática, em diálogo com contribuições tragas por líderes da coordenadoria, Diretor Geral do ano de 2022, ano referente a pesquisa e ao Diretor de Administração do ano de 2022 e ainda atual no cargo que foram submetidos a uma entrevista de caráter semiestruturada. A presente pesquisa permitiu evidenciar os Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias para cada Dimensão de análise, e ainda obter o nível de maturidade em GC da coordenadoria, que se encontra no nível 3 (consciente) de maturidade, o que seguindo os parâmetros desenvolvidos por Helou (2015), significa que há iniciativas de GC, mas ocorrem de maneira isolada. Desta forma, um dos aspectos observados ao concluir a pesquisa é a necessidade da formulação de indicadores de desempenho, tendo em vista que ausência destes pode acarretar à impossibilidade de avaliar as contribuições e iniciativas voltadas à GC.