Maturidade em gestão do conhecimento: análise da Coordenadoria de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI.
Arquivos
Tipo de documento
Monografia
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CESFI
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Editora
Autor
Dutra, Beatriz
Orientador
Coorientador
Resumo
O presente estudo busca desenvolver a temática: Maturidade em Gestão do
Conhecimento (GC) na Coordenação de Administração e Suporte (CAD) do Centro
de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), voltada à GC na Administração
Pública e em Instituições de Ensino Superior (IES). Para isso, os colaboradores da
CAD foram submetidos a um questionário, baseado no Instrumento para Avaliação
em GC para a Administração Pública desenvolvida por Helou (2015) e os resultados
se dispuseram em nove Dimensões previamente definidas. Além do uso da
metodologia adotada para expor os resultados encontrados, buscou-se validá-los
através de referenciais bibliográficos que trazem autores que discutem a mesma
temática, em diálogo com contribuições tragas por líderes da coordenadoria, Diretor
Geral do ano de 2022, ano referente a pesquisa e ao Diretor de Administração do ano
de 2022 e ainda atual no cargo que foram submetidos a uma entrevista de caráter
semiestruturada. A presente pesquisa permitiu evidenciar os Pontos Fortes e
Oportunidades de Melhorias para cada Dimensão de análise, e ainda obter o nível de
maturidade em GC da coordenadoria, que se encontra no nível 3 (consciente) de
maturidade, o que seguindo os parâmetros desenvolvidos por Helou (2015), significa
que há iniciativas de GC, mas ocorrem de maneira isolada. Desta forma, um dos
aspectos observados ao concluir a pesquisa é a necessidade da formulação de
indicadores de desempenho, tendo em vista que ausência destes pode acarretar à
impossibilidade de avaliar as contribuições e iniciativas voltadas à GC.
Abstract
The present study seeks to develop the theme: Maturity in Knowledge Management
(KM) in the Administration and Support Coordination (CAD) of the Foz do Itajaí Higher
Education Center (CESFI), focused on KM in Public Administration and Higher
Education Institutions (IES). For this, CAD employees were submitted to a
questionnaire, based on the KM Assessment Instrument for Public Administration
developed by Helou (2015) and the results were arranged in nine previously defined
dimensions. In addition to the use of the methodology adopted to expose the results
found, we sought to validate them through bibliographical references that bring authors
who discuss the same theme, in dialogue with contributions brought by leaders of the
coordination, General Director of the year 2022, referring year the survey and the
Director of Administration of the year 2022 and still current in office who were submitted
to a semi-structured interview. This research made it possible to highlight the Strengths
and Opportunities for Improvement for each Dimension of analysis, and also to obtain
the coordination's level of maturity in KM, which is at level 3 (aware) of maturity, which
following the parameters developed by Helou (2015), means that there are KM
initiatives, but they occur in isolation. In this way, one of the aspects observed when
concluding the research is the need to formulate performance indicators, considering
that their absence can lead to the impossibility of evaluating the contributions and
initiatives aimed at KM.
Citação
DOI
URL permanente
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil