Programa de Pós-Graduação em Moda

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    Dissertação Acesso aberto
    Manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente: guia ilustrado de cuidados
    (2024) Santos, Cristine Silva
    A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, ficando atrás apenas da petrolífera, de acordo com artigo publicado na Rádioagência (2022). Nesta dissertação, o recorte será referente aos danos causados pelo uso dos corantes sintéticos utilizados para conferir cor aos tecidos. Os corantes sintéticos por natureza são tóxicos, poluentes, carcinogênicos e alergênicos. Essas substâncias são classificadas como poluentes emergentes, pois não fazem parte de programas de monitoramento nem estão contempladas em legislação relacionada à qualidade ambiental, sendo introduzidas constantemente no meio ambiente. Quando essas substâncias não são tratadas no fim da etapa de tingimento, geram um grande impacto de degradação ambiental afetando todo o ciclo de vida humana, não humana e os ecossistemas. Quando o efluente é tratado, o que geralmente tem alto custo, as águas não retornem aos seus receptores em seu estado de maior pureza. Já os corantes naturais, são biodegradáveis, atóxicos e não carcinogênicos. O objetivo desta dissertação, é desenvolver um guia ilustrado de cuidados e possibilidades para manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente. Este objetivo visa atender o problema enfrentado pela empresa Villa Dharma, que atua de forma autoral, com peças de vestuário atemporais em algodão orgânico tingido naturalmente. Após as primeiras vendas do produto, foi constatado pela empresária, por meio de retorno obtido por parte de seus clientes, que a grande maioria desconhece quais os cuidados que se deve ter com peças tingidas com corantes naturais para maior longevidade da cor na peça. Classifica-se a pesquisa como sendo de natureza aplicada, em relação ao problema de pesquisa qualitativa e quanto ao seu objetivo como pesquisa descritiva. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados contemplam: a Pesquisa Bibliográfica; Apresentação da empresa; Elaboração de um guia ilustrado de cuidados e possibilidades para manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente. À medida que o empreendimento avança na busca por processos mais sustentáveis, almeja-se a criação do guia ilustrado abrangente para orientar sobre a preservação, recuperação e cuidados adequados para peças de vestuário tingidas de forma natural, melhorando a sua longevidade e conservação.
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    Dissertação Acesso aberto
    Guia para a concepção e construção de calçados da linha festa feminina
    (2024) Melo, Sther Ferreira
    O setor calçadista brasileiro se destaca no mercado nacional e internacional, cujas empresas são muito heterogêneas quanto aos processos criativos, produtivos e ao estágio tecnológico. Os setores de criação e construção de produtos do setor calçadista podem aplicar em seus processos as metodologias projetuais, escolhendo aquelas que melhor se adaptarem aos desejos dos seus consumidores, levando em consideração a necessidade de observar os aspectos ergonômicos e antropométricos, oriundos do estudo anatômico dos pés. O objetivo da pesquisa é propor um guia para a concepção e construção de calçados da linha festa feminina voltado a micro e pequenas empresas do setor calçadista. A pesquisa conta com a parceria da empresa Leonor Shoes, que produz calçados da linha feminina, localizada na Região da Grande Florianópolis, SC. Justifica se a relevância da pesquisa tendo em vista que as metodologias projetuais indicadas têm como foco principal atender os usuários. Por isso, nas etapas iniciais, faz-se a identificação do problema de pesquisa com o público-alvo, envolvendo as tendências de comportamento de consumo. A pesquisa de campo junto aos consumidores é importante para detectar a demanda de consumo. Neste caso, destaca-se como fundamental conhecer o comportamento de consumo das mulheres relacionado à compra de calçados. É essencial conhecer suas expectativas, anseios, necessidades, a relação social, o meio ambiente onde vivem e trabalham, e o tipo de calçado que desejam usar para cada ocasião. Classifica-se a pesquisa como sendo de natureza aplicada, qualitativa quanto ao problema e descritiva em relação ao objetivo. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados contemplaram a pesquisa bibliográfica, entrevistas e a aplicação de questionários. Na interpretação dos resultados da pesquisa de campo, aplicou-se a análise qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que 41,8% das mulheres preferem saltos baixos nos calçados, 60,4% investem em torno de 300 reais por mês em calçados da linha festa, priorizando na compra o preço, o conforto e a beleza. 40% utilizam os calçados de festa em casamentos, 77% costumam comprar as novidades lançadas para festas, 73% indicaram preferência por sapatos com tiras, 44,2% preferem biqueiras quadradas, 64,8% dão preferência a calçados abertos no calcanhar, sendo 82,45% optando por calçados abertos em geral. Quanto ao tipo de salto, 36,2% indicaram preferência pelo salto agulha, 33,7% por sandálias altas e 54,9% das consumidoras preferem calçados de couro. Como resultado final, apresenta-se uma etapa de pesquisa aplicada detalhada para sapatos de festa, com o objetivo de exemplificar a relação de troca de informações com o cliente final e reforçar a quantidade de informações obtidas que resultam em um produto mais assertivo. No entanto, apenas com esses resultados, seria vago transformá-los em um método. Por esse motivo, o guia foi ampliado para descrever as principais etapas para a concepção de uma coleção de calçados, com o cliente centralizado na estratégia de coleção. A entrega deste trabalho é um método para a concepção e construção de calçados, detalhando cada etapa desde a Identificação do Problema, passando pelas etapas da pesquisa, coleta de dados, análise de dados ergonômicos, estudo dos concorrentes, seleção de alternativas até chegar na concepção do produto, do guia, destacando as análises das varejistas interna e externa que fazem parte da imersão em pesquisas e resultados até o desenvolvimento do produto. O convite deste método é centralizar o cliente durante todo o processo e manter a interação com ele.