Curso de Pedagogia

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    Monografia Acesso aberto
    O lugar dos contos clássicos como instrumento de potência para formação de leitores nos anos iniciais
    (2023) Fertig, Ana Carla da Costa
    O presente estudo teve como objetivo compreender de que forma o uso dos contos clássicos na literatura infantil promove a formação de leitores nos anos iniciais. As discussões foram elaboradas a partir da concepção de leitura como construção e sentidos, ancorada em Kleiman (2002) e Antunes (2003), tendo sido desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, para dar conta do propósito do trabalho em tela, na qual se investigou materiais das áreas de formação de leitores, de literatura e de contos clássicos. Com base no estudo, foram identificadas concepções reducionistas de leitura presentes no ambiente educacional, cujo emprego se torna uma barreira no processo formativo das crianças, ficando clara a importância da adoção de uma concepção interacionista de leitura pelo professor. Em seguida, passou-se à análise do vínculo singular que os contos clássicos, como parte fundante da literatura infantil, estabelecem com a realidade do pequeno leitor, sendo apontados argumentos em prol da sua relevância. Constatou-se que a presença perene de componentes fantásticos, como fadas, duendes e animais encantados, torna estas histórias atrativas para os estudantes, visto que identificam estes mesmos elementos em seu repertório imaginativo. Além disso, a forma como os contos introduzem temáticas frequentes no cotidiano pueril, aliada à uma estruturação linear de fatos, facilita a compreensão, por parte da criança, de eventos concretos de sua própria vivência. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação dos assuntos debatidos ao longo do trabalho, por meio de um planejamento de atividade de leitura em sala.