Curso de Pedagogia
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Artigo Acesso aberto Contribuições do ensino de inglês na educação infantil : Algumas reflexões(2023) Neitzke, Adriane LemkeA Base Nacional Comum Curricular – BNCC apresenta práticas pedagógicas de interações e brincadeiras, incorporando uma série de eixos estruturantes que podem ser aplicados para promover a aprendizagem de língua inglesa. Contudo, a legislação não prevê a obrigatoriedade do ensino do inglês na educação infantil, resultando na falta de materiais didáticos pedagógicos e no despreparo docente. Consequentemente, os caminhos para ensinar inglês na infância escolar têm se constituído um desafio para os docentes iniciantes. Desse modo, este estudo possui como objetivo conhecer atividades pedagógicas e identificar estratégias e vivências aplicadas no processo educativo, que podem servir como ponte no ensino da língua inglesa. Para isso, a pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica qualitativa, com foco na pesquisa de artigos produzidos entre 2018 à 2023 sobre o tema, contabilizando quatro artigos encontrados. Como resultados principais evidenciamos que a possibilidade de práticas pedagógicas bem-sucedidas na primeira infância permitem uma eficácia do ensino do inglês, contribuindo para habilidades comunicativas e sociais. Sendo por meio da leitura, comunicação ou brincadeiras. Contudo, é importante considerar que nos dias atuais muitos são os desafios a serem ultrapassados para um ensino de qualidade.Artigo Acesso aberto As contribuições do brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos em instituições de educação infantil(2023) Seidler, LeticiaEste artigo apresenta uma pesquisa sobre o brincar na construção social das crianças, tendo a finalidade de responder à seguinte problemática: De que maneira o brincar contribui na construção social das crianças de quatro a cinco anos. O estudo teve como objetivo geral analisar de que maneira o brincar contribui na construção social das crianças de quatro a cinco anos, sendo acompanhado pelos seguintes objetivos específicos: I) investigar na literatura as abordagens sobre o brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos; II) debater as possíveis contribuições do brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos; e III) identificar o significado do brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos. Adotando uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica e explicativa, o estudo se baseia na análise de renomados autores, como Nair Correia Salgado Azevedo, Taisa Palma de Souza, Eloísa Acires Candal Rocha, entre outros, que abordam o brincar na área da Sociologia e Pedagogia da Infância. A coleta de dados foi realizada por meio da seleção de artigos pertinentes ao tema, centrando-se em duas categorias de análise: "Cultura de pares" e "Contribuições do brincar na construção social". Com os resultados da análise, observamos que as interações sociais são vinculadas com o brincar, não podemos pensar cultura de pares sem as brincadeiras, que são eixos fundamentais no processo da primeira infância, onde as crianças socializam e criam culturas entre si, desenvolvendo conhecimentos e experiências.Monografia Acesso aberto A relação entre a afetividade e o desenvolvimento na educação infantil: uma análise das pesquisas realizadas no curso de pedagogia do centro de ciências humanas e da educação (FAED)(2023) Santos, Débora dosO presente trabalho tem como objetivo geral compreender como os trabalhos realizados no curso de Licenciatura de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) discutem a afetividade na Educação Infantil. Para alcançar o referido objetivo, definimos objetivos específicos, primeiramente é discutido o conceito de afetividade segundo a teoria walloniana. Em seguida, procura-se identificar como os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no curso de Licenciatura de Pedagogia da Faed abordam o tema da afetividade. Por fim, analisamos como os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) discutem e conceituam a afetividade no contexto da Educação Infantil. Para dar conta deste objeto de estudo sua abordagem será uma pesquisa qualitativa de natureza básica. Quanto ao objetivo geral, se caracteriza como pesquisa exploratória e bibliográfica. O procedimento de coleta de dados consistiu-se em uma busca nos bancos de dados da Biblioteca da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde procurou-se por meio de descritores como “afetividade” “afeto” e “Educação Infantil” pesquisas do curso de pedagogia que abordassem a temática. O recorte temporal escolhido foram os últimos seis anos. Nesse período foram encontradas quatro pesquisas com o tema no curso de Licenciatura de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) elaboradas por Roesener (2022), Gonçalves (2021), Nappi (2021) e Laureano (2017). Por meio da análise dos dados concluiu-se que os TCC ́s da Pedagogia definem a afetividade no campo da Educação Infantil como um aspecto essencial que demarca a importância dos vínculos construídos entre professoras e crianças. As pesquisas apontam que esses laços afetivos estabelecidos na relação professora e criança contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.Artigo Acesso aberto O entendimento das famílias sobre o papel da educação infantil: uma análise de produções acadêmicas (2010 – 2022)(2023) Vigganigo, Bárbara ContiA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender qual o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e bibliográfica, na qual os dados gerados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006). Delimitou-se como objetivos específicos: a) identificar, na produção acadêmica entre 2010 até 2022, o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil; b) discutir, com base nos achados na produção acadêmica, o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da educação infantil; e c) explicar os motivos e o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil. De acordo com os dados gerados, as famílias reconhecem a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento integral das crianças, entretanto, desconhecem, muitas vezes, o papel sócio político pedagógico da mesma, citando em muitos dos casos, é vista apenas como um local de cuidado, deixando de reconhecer seu potencial sócio político pedagógico. A relação entre a instituição de Educação Infantil e a família é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que as mães e professoras podem desempenhar papéis complementares no cuidado e na educação das mesmas.