Contribuições do ensino de inglês na educação infantil : Algumas reflexões

Tipo de documento

Artigo

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

FAED

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Neitzke, Adriane Lemke

Orientador

Beche, Rose Cler Estivalete

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC apresenta práticas pedagógicas de interações e brincadeiras, incorporando uma série de eixos estruturantes que podem ser aplicados para promover a aprendizagem de língua inglesa. Contudo, a legislação não prevê a obrigatoriedade do ensino do inglês na educação infantil, resultando na falta de materiais didáticos pedagógicos e no despreparo docente. Consequentemente, os caminhos para ensinar inglês na infância escolar têm se constituído um desafio para os docentes iniciantes. Desse modo, este estudo possui como objetivo conhecer atividades pedagógicas e identificar estratégias e vivências aplicadas no processo educativo, que podem servir como ponte no ensino da língua inglesa. Para isso, a pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica qualitativa, com foco na pesquisa de artigos produzidos entre 2018 à 2023 sobre o tema, contabilizando quatro artigos encontrados. Como resultados principais evidenciamos que a possibilidade de práticas pedagógicas bem-sucedidas na primeira infância permitem uma eficácia do ensino do inglês, contribuindo para habilidades comunicativas e sociais. Sendo por meio da leitura, comunicação ou brincadeiras. Contudo, é importante considerar que nos dias atuais muitos são os desafios a serem ultrapassados para um ensino de qualidade.

Abstract

The Nacional Common Curriculum Base - NCCB presents pedagogical practices of interactions and games, incorporating a series of structuring axes that can be applied to promote English language learning. However, the legislation does not provide for the mandatory teaching of English in children’s education, resulting in a lack of teaching materials and unprepared teachers. Consequently, the ways to teach English in childhood have been a challenge for beginning teachers. Therefore, this study aims to understand pedagogical activities and identify strategies and experiences applied in the educational process, which can serve as a bridge in teaching the English language. For that, the research is based on a qualitative bibliographic review, focusing on research on articles produced between 2018 and 2023 about the subject, accounting for four articles found. Furthermore, the teaching of the English language is considered fundamental nowadays, which should be explored from the first years of children’s education, enabling comprehensive training of children.

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil