Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/86
Navegar
Dissertação Acesso aberto Entre crônicas e detalhes: Pedro Weingärtner na coleção Collaço Paulo(2024) Aquino, CamillaEsta dissertação se propõe a investigar os detalhes, os aspectos humanos e linguagem visual das seis pinturas de gênero do artista gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) na coleção Collaço Paulo, em Florianópolis, a saber: Os revolucionários (1893), A hora do milho (s.d.), Passarinheiro (1893), A nova estrela (1896), Sem título (1899) e Ensacando arroz (1913). A pesquisa é pertinente ao trazer luz sobre a obra de um pintor que possui uma significativa fortuna crítica, mas com lacunas nos estudos acerca de seus dados biográficos e contexto. Além disso, há muitas de suas criações em coleções particulares, de modo que a criação do Instituto Collaço Paulo permitiu o acesso às obras da coleção e um estudo mais aprofundado das mesmas, a partir de um viés das Artes Visuais, e não da História, como é o caso de grande parte das produções acadêmicas sobre o pintor. Desta forma, deseja-se responder: Quais aspectos da poética de Pedro Weingärtner podem ser observados nas obras da coleção Collaço Paulo? A principal hipótese é de que há, de fato, uma poética – conforme conceito de Luigi Pareyson (1918-1991) – que se manifesta por meio das obras da coleção Collaço Paulo, reveladas através da análise de sua linguagem visual, dos detalhes e de aspectos relativos ao contexto em que as obras foram produzidas, principalmente em relação às cenas de costume. A fim de responder à problemática, os objetivos são: investigar as seis obras de costumes de Pedro Weingärtner em uma tentativa de compreender elementos da sua poética que se destacam, comparando-os com outras obras do artista; apresentar dados biográficos sobre Weingärtner e seu contexto, bem como um panorama sobre a pintura de gênero, sobre o movimento realista e a tendência naturalista, dos quais se aproxima; compreender como o artista apresentou os ideais de seu tempo nas seis telas da coleção Collaço Paulo; destacar aspectos importantes, realizando uma análise a partir dos detalhes das obras. A dissertação foi realizada através de pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória, além de fazer uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa em acervos e coleções que contêm telas do artista.Dissertação Acesso aberto Na garupa de Juarez Machado: um transitar pelos aspectos fundamentais da obra do artista(2024) Machado, KatianaA bicicleta é o elemento visual que guia o percurso desta dissertação, cujo tema é a obra do artista Joinvilense Juarez Machado, que apesar da notoriedade nacional, tem recebido pouca atenção em estudos acadêmicos. O objetivo é demonstrar como Machado incorpora referências e técnicas da história da arte em sua produção, revelando nuances de sua jornada artística ao longo do tempo, por meio da abordagem de aspectos fundamentais de sua obra: a iconografia da bicicleta; o gênero do autorretrato e o ateliê do artista; a presença do clássico em aspectos formais, como a importância dada ao desenho e a correção anatômica e em temas como as ninfas e as três graças; seus deslocamentos geográficos; e a sempre presente musa Joinville. A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória, qualitativa; tomando como fontes, as bibliografias sobre o artista em artigos, catálogos; mas igualmente entrevistas e vídeos com seus depoimentos; e selecionando com fontes documentais obras em desenho, pintura e escultura. A análise revelou que a obra de Juarez Machado combina elementos clássicos e modernos explorando sua interação com temas clássicos, contemporâneos e locais, enriquecendo o entendimento sobre sua produção artística.Dissertação Acesso aberto Nós - mulheres artistas nordestinas: a autobiogeografia para a construção de um lugar de pertencimento(2024) Souza, Geórgia MendesEsta pesquisa, partindo de uma perspectiva autobiogeográfica, investiga as rela ções entre memória, território e coletivo para criar um lugar de pertencimento para artistas visuais nordestinas. Utilizando a Autobiogeografia, de Manoela Rodrigues, e a noção de Oralimagens, de Francilene Silva, como ferramentas metodológicas, busco trançar teorias decoloniais e feministas, propondo reflexões sobre as histó rias e práticas de artistas nordestinas. Este estudo nasce de uma problematização dos centros hegemônicos da arte, abordando as ausências das artistas visuais nordestinas na História da Arte, destacando a necessidade de reconhecê-las no cenário das artes visuais no Brasil, pois, além das opressões de gênero, elas também enfrentam assimetrias regionais impactadas pela hegemonia da região Sudeste. Assim, alinhada com as pensadoras decoloniais Silvia Rivera Cusicanqui, Gloria Anzaldúa e Lorena Cabnal, valorizo a história pessoal e as poéticas de artistas nordestinas como Gê Viana, Eliana Amorim, Simone Barreto, Maria Macêdo, Ana Lira e Rose Afefé. Por fim, ao entrelaçar-me com essas artistas, busco criar uma rede de diálogos onde emergem histórias e práticas artísticas, com o intuito de criar conexões e pertencimento para nós, mulheres artistas nordestinas. Destacando como a força e a urgência do elo entre mulheres em deslocamento são fundamentais para a construção de um lugar de cura, partilha e criação.Dissertação Acesso aberto Pieria(2024) Ribeiro, Bruna da SilvaA dissertação intitulada Pieria surge da minha própria pesquisa sobre mulheres-artistas que trabalham com autorretrato e pesquisa autobiográfica, que são meus objetos de interesse desde 2015. Por conta da pandemia do Covid-19, acabei passando muito tempo em casa, fazendo com que eu refletisse muito e que meu trabalho adentrasse cada vez mais a ideia da casa, lar e domesticidade, e então a partir de memórias da minha casa de infância, relacionei esses conceitos com alguns trabalhos já produzidos anteriormente ao mestrado e outros que fui realizando dentro do período da pesquisa. Durante todo esse percurso, também realizei a escrita de um diário, contendo elementos que serviram para a reflexão, conceituação, inquietação sobre tudo que aconteceu durante todos esses meses. Nessa dissertação, realizo uma conversa direta com quem me lê, fazendo um convite para que a pessoa me conheça enquanto mulher, artista e musa e também que faça uma visita mediada em minha casa de infância. Essa pesquisa aconteceu o tempo inteiro em diálogo com mulheres que me são referências teóricas, artísticas, pessoais, mas acima de tudo afetivas e a partir delas e também de meu próprio trabalho, faço esse diálogo direto e íntimo com quem me lê.