Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/27

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Acesso restrito
    Competição de futebol para jovens e crianças: uma análise dos regulamentos nacionais e internacionais.
    (2024) Velho, Matheus Venâncio
    Este trabalho teve como objetivo analisar regulamentos nacionais e internacionais que regem as competições de futebol para jovens e crianças, com foco nas categorias de base, do sub-11 ao sub-17. Foram identificadas adequações estruturais e funcionais implementadas por cada organização. Foram coletados os dados dos regulamentos de quatro federações nacionais e quatro internacionais, de acordo com os seguintes critérios: os quatro estados que mais investem em categoria de base no Brasil e as quatro seleções nacionais mais bem colocadas na Copa do Mundo Sub-17. Sendo assim, as federações analisadas foram: Federação Paulista de Futebol (FPF), Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Federação Mineira de Futebol (FMF), Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Federação Inglesa de Futebol (ING), Federação Alemã de Futebol (ALE), Federação Espanhola de Futebol (ESP) e Federação Americana de Futebol (EUA). Os dados foram extraídos dos regulamentos disponibilizados no próprio site das federações ou enviados por e-mail. As informações coletadas foram: 1) tamanho das balizas; 2) medidas do campo e número de jogadores; 3) peso e tamanho da bola; 4) tempo de jogo e substituição. Os dados foram organizados em uma planilha do software Microsoft Excel e os resultados apresentados de forma descritiva. As federações internacionais apresentaram mais adequações estruturais quando comparado às nacionais. Dentre as federações brasileiras, a FPF demonstrou ter mais critérios com as competições de base quando comparada às demais federações estaduais. Ao todo, as federações inglesa e alemã foram as que mais possuíram adequações, sendo constante as mudanças nas estruturas se adequando as idades dos atletas.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Acesso restrito
    Efeitos da suplementação da creatina e cafeína no desempenho de jogadores de futebol profissionais: uma revisão sistemática.
    (2024) Andrade, Maria Eduarda Bordin
    O futebol de elite envolve altas demandas físicas e técnicas, tornando a suplementação dietética essencial para otimizar o desempenho e a recuperação dos atletas. A creatina, conhecida por melhorar a ressíntese de ATP e aumentar a capacidade de exercícios de alta intensidade, e a cafeína, com suas propriedades estimulantes e de redução da percepção de dor, são dois dos suplementos mais utilizados no meio esportivo. Portanto, o objetivo deste estudo é identificar e analisar de forma abrangente os efeitos da suplementação de creatina e cafeína no desempenho de jogadores de futebol profissionais, bem como as estratégias utilizadas e a sua eficácia em termos de melhoria do desempenho esportivo. Esta é uma revisão sistemática de literatura que ocorreu em abril de 2024 nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science. No total, foram encontrados 579 estudos durante as buscas nas bases de dados, dos quais nove foram incluídos na análise. Os resultados demonstraram que a suplementação de creatina e cafeína melhora ou mantém o desempenho esportivo em atletas de futebol profissionais. Como conclusão, as descobertas ressaltam a importância de protocolos de suplementação personalizados e a consideração dos efeitos potenciais de cada substância para melhorar o desempenho e alcançar os objetivos atléticos dos jogadores de futebol de elite.