Centro de Educação a Distância (Cead)
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Monografia Acesso aberto O antropoceno além do humano e do disciplinar: um estudo de caso da plataforma Feral Atlas(2023) Brugnera, Simone PortelaNos últimos setenta anos, a intensificação das crises climáticas e ecológicas, predominantemente impulsionada por ações antrópicas, sinalizaram a possibilidade de ingressarmos em uma nova era geológica: o Antropoceno. Enquanto a comunidade científica consente quanto aos impactos humanos no sistema Terra, a formalização desse conceito permanece em debate, incorporando critérios geológicos, históricos, sociais e políticos. Este cenário, revelador da complexidade do estado emergente atual, desafia as formas tradicionais de compreensão. Neste contexto, surge a indagação que norteia este trabalho: como podemos aprender sobre o Antropoceno considerando suas complexidades? Propomos, como hipótese inicial, que a abordagem transdisciplinar e os estudos multiespécies se configuram como uma possível resposta a essa questão. Para fundamentar plenamente essa hipótese, empregamos três principais métodos de pesquisa: exploratório, qualitativo e dedutivo. O primeiro método visou oferecer uma base sólida a respeito da contextualização da proposta do Antropoceno em sua dimensão formal e informal e a introdução das abordagens transdisciplinar e dos estudos multiespécies. Já o estudo de caso da plataforma Feral Atlas: The More-than-Human Anthropocene, por meio do método qualitativo descritivo, teve como propósito exemplificar como a transdisciplinaridade e os estudos multiespécies podem ser aplicados e integrados nos repertórios de estudos do ensino superior. A conclusão deste trabalho buscou, por meio da metodologia dedutiva, relacionar as ideias e descobertas discutidas ao longo da pesquisa, consolidando a hipótese inicial de que a abordagem transdisciplinar e multiespécie são indispensáveis para a compreensão do Antropoceno. Assim, seguindo a estrutura delineada, pretendeu-se não apenas explorar e reflexionar conceitualmente esse campo de pesquisa, como também apresentar práticas de abordagens integradoras para entendimento dos desafios complexos que o estado emergente atual impõe.Monografia Acesso aberto A interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza(2023) Oliveira, Luciane de; Nereu Nuncio FelicianoA presente pesquisa trata da influência da tecnologia na sociedade e na educação, destacando os efeitos da Revolução Tecnológica, da cultura digital, do desenvolvimento econômico e social e da interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza. Após a pesquisa bibliográfica foi planejado uma sequência didática (SD) na área de Ciências da Natureza com o intuito de responder ao questionamento norteador da pesquisa: como promover a aprendizagem por meio de jogos digitais e criar experiências que proporcionem a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, tendo em vista o avanço da tecnologia. Portanto, o objetivo do estudo, consistiu em investigar como os jogos digitais podem promover a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, por meio de uma sequência didática com o jogo The Sims 4. Para tanto, apresentamos como resultado da pesquisa uma proposta de sequência didática (SD) com o uso de jogos digitais e sua possível aplicabilidade ao ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente, o componente curricular de Biologia. No mesmo sentido espera-se que tal relato sirva de material de consulta para profissionais da educação para nortear seu trabalho em atividades pedagógicas com jogos digitais.