TCC (Graduação)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso restrito
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado IV
    (2022) Pinheiro, Nicole Andrietti
    Não autorizado para ser publicado
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Fractais na educação básica: uma proposta para o ensino de sequências numéricas com materiais manipuláveis
    (2024) Zambrano, Vitória Garcia
    Este texto apresenta uma proposta de atividade para o ensino de sequências numéricas no Ensino Básico e Superior, focando na formação inicial dos professores utilizando fractais como exemplos de aplicação. Para isso, a autora buscou em duas bibliotecas virtuais produções relacionadas a sequências numéricas e geometria fractal, além de verificar se algum texto estabelecia uma relação direta entre esses temas. Adicionalmente, consultou-se a Base Nacional Comum Curricular para identificar as competências e habilidades associadas a sequências e analisou-se como esse assunto é abordado em coleções de livros didáticos do Ensino Básico e do Ensino Superior. Para compreender como a temática é abordada em um curso de formação de professores de matemática, examinou-se o Projeto Pedagógico do Curso e os Planos de Ensino das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral II e Análise Real, bem como suas bibliografias, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina. Além disso, com o propósito de integrar tecnologias dinâmicas, foram analisadas e modificadas três atividades disponíveis na comunidade do GeoGebra, para que os alunos pudessem visualizar mais iterações dos fractais e conferir os resultados. Com base nos dados coletados, desenvolveu-se uma proposta didática que relaciona sequências e fractais utilizando materiais físicos e digitais. Ela foi pensada para três modelos de fractal, o Triângulo e o Tapete de Sierpinski e a Árvore de Pitágoras. Com materiais manipuláveis espera-se que os alunos respondam três blocos de perguntas, o primeiro relacionado às formas geradas a cada iteração e o comprimento dos lados dessas geometrias, o segundo tratando do perímetro e o terceiro da área. A proposta foi aplicada, como piloto, na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática IV e, apesar dos dados coletados não serem analisados nesse trabalho, a aplicação levantou importantes reflexões sobre tempo de aplicação e postura do professor quanto aplicador. Com essa proposta, espera-se motivar os educadores a implementarem diferentes metodologias em sala de aula e oferecer aos alunos uma aplicação prática do que é ensinado teoricamente em aulas de matemática.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Estágio curricular supervisionado IV: relatório final
    (2022) Santana, Luana
    Este relatório retrata as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado IV (ECS 4003) no segundo semestre de 2021 no curso de Licenciatura em Física, exercido no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, sob supervisão da professora Grasiela Voss, mestre em Física. Em decorrência da pandemia de COVID-19 as atividades de estágio ocorreram de forma remota, de acordo com as diretrizes sanitárias previstas. O presente relatório apresenta as atividades de caracterização da concedente e suas condições de trabalho para a disciplina de física. Como parte das atividades de estágio são indicadas o acompanhamento de oito aulas, neste caso para conteúdos relativos à eletricidade, bem como uma sequência didática de seis aulas foi construída para os conteúdos de magnetismo e eletromagnetismo, que se constituíram de aulas assíncronas e atividades diversificadas analisadas ao longo do relatório. Além disso, outras atividades de participação como atendimento aos alunos, atividades experimentais e seminários foram realizadas e relatadas nesse trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Desenvolvimento de rotinas para o gerenciamento de notas fiscais eletrônicas emitidas pelo ERP systeam
    (2013) Soares, Alessandro da Silva
    Este documento apresenta o relato das atividades realizadas pelo acadêmico Alessandro da Silva Soares durante seu Estágio Curricular I e II na empresa Dalmark Systems com duração de 240 horas. As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de compreender e desenvolver rotinas para a manipulação de arquivos e informações envolvendo a Nota Fiscal Eletrônica no ERP Systeam como a Inutilização de Numeração e a Carta de Correção Eletrônica. Estas rotinas foram desenvolvidas em Delphi 7 baseando-se em sua versão em Delphi 4 adicionando a capacidade de envio e processamento de retornos da Secretaria da Fazenda no próprio módulo (NFe) sem a necessidade de aplicativo externo. Durante o período final do estágio foi desenvolvido um utilitário para auxiliar os programadores a submeterem seus arquivos fontes para revisão.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Adaptação do XGBOOST para suporte à classificação de fluxos de dados com mudanças de conceito recorrentes
    (2024) Correa, Yuji Yamada
    A popularização de tecnologias de sensoriamento e conectividade, como o 5G e a Internet das Coisas (IoT), tem impulsionado um aumento significativo na geração de fluxos de dados. Esses fluxos representam sequências contínuas e ilimitadas de informações, geradas em alta frequência. Como resultado, a demanda por algoritmos de aprendizado de máquina capazes de extrair padrões desses dados e prever rótulos para novas instâncias do fluxo tem crescido consideravelmente. Um dos principais desafios na classificação de fluxos de dados é a presença de mudanças de conceito, que podem ser categorizadas em quatro tipos: abruptas, graduais, incrementais e recorrentes. Embora as mudanças de conceito recorrentes sejam frequentemente observadas em aplicações do mundo real, elas ainda são pouco exploradas na literatura, deixando uma lacuna no desenvolvimento de técnicas específicas para lidar com esse tipo de mudança. Dessa forma, este trabalho propõe a seguinte pergunta de pesquisa: Como adaptar um algoritmo para suportar a classificação em fluxos de dados de forma rápida, ao mesmo tempo em que lida ativamente com a ocorrência de mudanças de conceito recorrentes?
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Data Warehouse para Gestão de Custos Hospitalares
    (2023) Rosa, Willian José
    O propósito deste relatório é apresentar as atividades e processos observados pelo estudante Willian José Rosa, enquanto estagiário vinculado à empresa HSP SOFTWARE LTDA, ao longo de seu Estágio Curricular I e II. A atividade consiste na criação e formatação de um Data Warehouse (DW), com base nos relatórios e informações fornecidas pela área responsável pela análise de custos do cliente Hospital A.C. Camargo Cancer Center. Durante o estágio, o acadêmico teve contato e treinamento sobre as ferramentas e tecnologias relacionadas ao Banco de Dados, fornecido pela empresa. Estas ferramentas mostraram-se altamente relevantes para reforçar os conhecimentos adquiridos durante o curso de Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, da UDESC. No que diz respeito aos resultados obtidos no projeto, destaca-se a facilidade de acesso aos relatórios atualizados para a equipe do hospital e facilidade na validação dos dados.