TCC (Graduação)

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  • Artigo Acesso restrito
    Prevalência do risco de alteração comportamental em lactentes pré-termos acompanhados em um ambulatório de risco de uma maternidade referência do sul do Brasil: dados parciais
    (2023) Zimermann, Juliany
    O nascimento prematuro gera uma experiência extrauterina precoce, que pode ocasionar alterações no desenvolvimento infantil. Dentre as disfunções do neurodesenvolvimento se encontra o transtorno do espectro autista, no qual a prematuridade está associada como um fator de risco. Objetivo: Estimar a prevalência quanto ao risco de alterações de comportamento em lactentes prematuros acompanhados em um ambulatório de risco de uma maternidade referência do sul do Brasil. Materiais e método: Um estudo descritivo e de abordagem quantitativa, aprovado no Comitê de ética e pesquisa em seres humanos (CAAE 33727020.1.0000.0118). A amostra foi composta por lactentes ou crianças pré-termo (<37 semanas de idade gestacional) nascidas na maternidade de referência, que apresentavam mais de 12 meses de idade corrigida. Para a realização das avaliações do desenvolvimento e do comportamento dos lactentes foi utilizada a versão brasileira da The Survey of Well-being of Young Children (SWYC), através de formulários online da escala desenvolvidos na plataforma Google Forms (Google®) de acordo com a idade corrigida. Para análise dos dados foi utilizado o software SPSS e realizadas análises descritivas e de frequência dos dados. Para a associação entre a classificação da prematuridade e as variáveis - o risco de atraso no desenvolvimento, risco de alteração do comportamento e risco para Transtorno do Espectro Autista (TEA) – foi utilizado o teste de Exato de Fisher. Resultados: No presente estudo, a prevalência de crianças nascidas prematuras com risco de alterações comportamentais, em geral, foi de 38,98% (n=23), sendo maior em crianças com a idade corrigida entre 29 e 34 meses e não havendo associação com a idade gestacional para o maior risco. O risco de TEA também se mostrou maior nesta faixa etária, entre 29 e 34 meses de idade. A suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor foi predominantemente maior nas idades entre 18 e 22 meses e entre 29 e 34 meses de idade corrigida. Conclusão: Os lactentes/crianças pré-termos, manifestaram uma prevalência de 38,98% de risco de possuir alteração comportamental e 30,5% de risco de apresentar TEA.
  • Artigo Acesso restrito
    Perfil dos lactentes de 0-18 meses e de suas Famílias em acompanhamento remoto pelo Programa de extensão: “estimulação: a criança em foco” no período da pandemia COVID-19
    (2023) Rocha, Julia Kruscinscki
    Objetivo: Descrever o perfil dos lactentes de 0-18 meses de idade e de suas famílias em acompanhamento online pelo Programa de Extensão: “Estimulação: a criança em foco” no período da pandemia COVID-19. Método: Trata-se de um estudo exploratório de caráter quantitativo. A amostra foi composta por lactentes atermo (≥ 37 semanas de idade gestacional)e pré-termo (< 37 semanas de idade gestacional) de 0-18 meses de idade cronológica ou corrigida que realizaram acompanhamento de forma online pelo Programa de extensão universitária “Estimulação: a criança em foco” no período da pandemia COVID -19. As avaliações decorreram da aplicação da Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e de uma ficha de avaliação. Após a concordância dos pais em participar do programa de acompanhamento motor através do assentimento dos termos, a avaliação do DM foi agendada via aplicativo de mensagens e realizada na plataforma de escolha dos responsáveis. A coleta de dados foi efetuada através do resultado obtido das avaliações realizadas em 2020, 2021 e 2022, após o início da Pandemia COVID-19 – as avaliações foram realizadas em ambiente domiciliar, de forma síncrona por vídeo chamada na plataforma de escolha do responsável ou de forma assíncrona via aplicativo de mensagens através de vídeos encaminhados pelo cuidador. Foram excluídas as famílias cujos responsáveis não preencheram o questionário enviado. A distribuição normal dos dados foi verificada por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov e mostrou que há distribuição normal dos dados. Os dados foram apresentados em valores de tendência central, dispersão, em mínimo e máximo e frequência absoluta e relativa. Resultados: O Programa de Extensão “Estimulação: a criança em foco” da UDESC realizou avaliações de 234 lactentes, entretanto, apenas 68 famílias responderam o questionário enviado. Destes 37 (54,41%) correspondem a lactentes pré-termo; 43 (63,24%) eram do sexo masculino. A mediana [Mín-Máx] da idade gestacional (IG) dos lactentes em acompanhamento foi de 34,50 [26-42] semanas. Além disso, também foi observado que os cuidadores dos lactentes possuíam em sua maioria grau de escolaridade referente ao ensino médio completo (n=23) e renda familiar de até dois salários-mínimos (n=33). A maioria dos lactentes avaliados eram típicos (n=29) e não possuíam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Conclusões: O presente estudo permite concluir que o projeto de extensão “Estimulação: a criança em foco”beneficiou diretamente prematuros, a população de baixa renda e de baixa escolaridade durante a pandemia COVID-19, cujos riscos são maiores para atrasos no desenvolvimento.
  • Artigo Acesso restrito
    Nível de atividade física de escolares com fibrose cística segundo o HAES (Habitual Activity Estimation Scale)
    (2023) Grein, Gustavo
    Fibrose cística (FC) é uma condição de saúde multissistêmica que compromete principalmente aspectos nutricionais e o sistema cardiorrespiratório, os quais determinam limitação da capacidade de exercício e, consequentemente, redução dos níveis de atividade física (NAF). Objetivo: analisar o NAF em escolares com FC por meio da aplicação do questionário Habitual Activity Estimation Scale (HAES). Métodos: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, incluiu escolares com FC, entre 5 e 15 anos, em acompanhamento ambulatorial em um centro de referência. Durante consulta ambulatorial, aplicou-se o HAES aos escolares a partir de 5 anos de idade, e aos responsáveis. Informações antropométricas foram consultadas em prontuários e os dados apresentados em estatística descritiva utilizando-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) 20.0 e Excel. Resultados: participaram 23 escolares (60,9% meninos), com média de idade de 10,26 ± 3,09 anos e índice de massa corporal (IMC): 16,69 ± 2,32 kg/m². A análise do comportamento inativo em dias da semana e nos finais de semana apresentou média de horas (h) de 2:37:07h e 3:16:11h, respectivamente, e a média de horas de comportamento ativo foi de 9:32:16h no dia da semana e, no final de semana, 8:38:32h. Conclusão: o NAF dos escolares com FC se apresentou adequado nos dois dias. Investigações com ampliação do tamanho amostral e instrumentos sensíveis para avaliação do NAF – como acelerômetros - merecem ser conduzidos em longo prazo.
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    Monografia Acesso aberto
    Biblioteca Q-Learning para desenvolvimento de simulações com agentes na plataforma Netlogo
    (2019) Kons, Kevin
    Este trabalho apresenta uma extensão para a plataforma NetLogo que possibilita aos desenvolvedores de simulações com agentes incorporarem o comportamento de aprendizagem por reforço Q-Learning. A extensão incorporou novos comandos ao NetLogo para que o desenvolvedor possa facilmente especificar os seguintes elementos de aprendizagem por reforço: estados, ações, recompensa, seleção de ações, cláusula de fim de episódio, reinício de episódio, taxa de aprendizagem e fator de desconto. Além disto, a extensão fornece comandos para ativar o algoritmo de aprendizagem Q-Learning. A partir da extensão criada, os desenvolvedores não precisam se preocupar em implementar estruturas de dados para os elementos de aprendizagem e nem o algoritmo Q-Learning, facilitando o desenvolvimento de simulações. A corretude da implementação da extensão foi verificada através desenvolvimento do cenário clássico de aprendizagem cliff walking. Neste cenário, a simulação desenvolvida com a extensão encontrou a política ótima, evidenciando a corretude da sua implementação. Para verificar a complexidade de uso da extensão, foi realizada uma comparação das características do código de uma simulação que utiliza a extensão com uma simulação implementada sem a extensão. A partir desta comparação foi possivel observar que o código de uma simulação que utilize a extensão é menos complexo. A extensão desenvolvida está disponível para uso da comunidade através do extension manager do NetLogo, juntamente com documentação e exemplo de utilização.
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    Monografia Acesso aberto
    Um jogo sério para o aprendizado do átomo de Bohr
    (2019) Silva, Willeson Thomas da
    O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo visando o aprendizado na disciplina de química, focando em conteúdos que exploram o nível atômico. Foi desenvolvido para alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando-se aperfeiçoar o conhecimento sobre o modelo atômico de Bohr. O jogo possui duas fases cada qual com três missões. O jogo passa-se em um cenário de batalha entre dois mundos, no qual o protagonista é uma nave, que terá por objetivo destruir outras naves inimigas de outros mundos que estão invadindo o planeta. Nesse cenário de guerra a nave tem o objetivo de não apenas impedir a invasão das naves inimigas com a destruição destas, como também destruir os pontos de radiações resultantes da batalha, nave mãe e objetos espaciais. No contexto de aprendizagem, o jogador terá de carregar as munições da nave, tendo para isso de usar dos conhecimentos do modelo atômico de Bohr para carregá-la com as munições correspondentes. Testou-se a hipótese aos alunos que jogaram o jogo sério focado no modelo do átomo de Bohr a fim de verificar se estes adquiriram conhecimento significativo sobre o assunto abordado. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unreal Engine 4 utilizando-se da linguagem de programação Blueprint. O jogo executa em Windows 64 bits. Foi executado um teste com 28 alunos do 1º ano do ensino médio. Para avaliar o conhecimento adquirido foi aplicado pré e pós-teste. A partir dos testes foi possível estabelecer e verificar à hipótese quanto à obtenção de novos conhecimentos. Concluindo-se através de análises estatísticas com 95% de confiança que a aplicação contribuiu com o aumento do aprendizado dos alunos sobre o modelo atômico de Bohr.
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    Monografia Acesso aberto
    Design thinking no processo de inovação do desenvolvimento de software: Revisão Sistemática
    (2019) Wagner Luis Sousa da Luz
    Pensando nas dificuldades atuais que os produtos de software têm em oferecer soluções inovadoras, o estudo atual tem como objetivo identificar a aplicabilidade da abordagem Design Thinking para o desenvolvimento de softwares inovadores. Para isso, a pesquisa atual realizou uma Revisão Sistematizada da Literatura onde foram utilizadas as máquinas de busca ACM Digital Library, Scopus e IEEE Xplore Digital Library, onde 219 artigos foram encontrados e posteriormente 11 foram selecionados de acordo com os objetivos do trabalho. Ao analisar os artigos filtrados, foram levantados bons desempenhos do Design Thinking no desenvolvimento de software levando em consideração o fator inovação - principalmente pelo fato de ser centrado no ser humano e assim facilitar a exploração de ideias para a resolução de problemas por maior complexos que sejam. Algumas vantagens e desvantagens em sua aplicação também foram levantadas com base nos artigos filtrados, sendo a capacidade de levantar uma visão mais clara do sistema, flexibilidade de adoção em metodologias iterativas, contribuição de ideias e soluções inovadoras e maior alcance das expectativas dos usuários, citadas como benéficas. Já como negativo é citado o desconhecimento técnico da abordagem, falta de estruturação e priorização de requisitos. Por maior que sejam as contribuições do Design Thinking no processo de software, é essencial semear uma cultura que incentive as ideias nas empresas e em todo o seu âmbitos para se alcançar os objetivos em relação a softwares inovadores.
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    Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento e avaliação de um novo componente baseado em path relinking para o algoritmo Memplas no problema QCARS
    (2019) Funk, Tiago
    Este trabalho é um estudo sobre o problema Quota Car Traveling Salesman (QCaRS). Este problema consiste em minimizar o custo de uma viagem entre um grupo de cidades, visitando apenas um subgrupo, e garantindo a visita de cidades que cumpram com uma satisfação mínima para o viajante. Cada cidade possui uma quota, que indica a satisfação do viajante em visitá-la. O viajante precisa também minimizar o custo do percurso. Este trabalho propôs desenvolver e avaliar um componente baseado em Path Relinking para o algoritmo genético MemPlas proposto por Goldbarg et al. (2016). A hipótese considerada neste trabalho é de que a substituição do componente Plasmídeo pelo Path Relinking poderia trazer resultados melhores considerando qualidade de soluções. Dois experimentos foram realizados para avaliar esta hipótese. O primeiro experimento evidenciou que os resultados apresentados pelas três variações do algoritmo não apresentavam diferenças quando todas as instâncias foram analisadas juntas. Ao realizar uma análise por instância, notou-se que o algoritmo MemPlas mais o novo componente Path Relinking apresentou melhoras em algumas instâncias. No segundo experimento, ao remover o componente de busca local, o algoritmo MemPlas original apresentou os melhores resultados no geral e na análise instância por instância, rejeitando a hipótese.
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    Monografia Acesso aberto
    Aplicativo para dispositivos móveis voltado para workflow de aprovação
    (2019) Nardelli, Mauricio Ventura
    O presente trabalho busca trazer uma solução para empresas fornecedora de sistema de informação que adotam em seus produtos o processo de workflow de aprovação e que ainda não possuem um meio alternativo de disponibilizar esta funcionalidade em um dispositivo móvel fornecendo assim aos seus clientes mais rapidez no processo de tomada de decisão e reduzindo o custo da implementação de um novo produto. Com este cenário, foi desenvolvido uma interface de programação de aplicativo para que a companhia desenvolvedora de sistema de informação possa registrar e consultar as suas requisições. Para a ação sobre as requisições pelo dispositivo móvel se deu a necessidade do desenvolvimento de um aplicativo e a construção do mesmo demandou planejamento por meio da diagramação, dentre eles caso de uso, digrama de componente, diagrama de classe entre outros que são apresentados ao longo do trabalho. Com o término da implementação do projeto, o aplicativo foi avaliado com 2 pessoas a fim de levantar resultados quanto a usabilidade e desempenho.
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    Monografia Acesso aberto
    Aplicativo para auxiliar a comunicação de indivíduos autistas
    (2019) Camargo, Marcos Rufino de
    É notável a importância de ferramentas que ampliem a acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência, e cada vez mais, aumenta-se a necessidade de aplicativos e softwares pensados para que haja inclusão, não apenas no meio digital, mas também que permitam e auxiliem numa maior independência destes indivíduos na vida real. Com este foco, o presente trabalho busca auxiliar indivíduos portadores do espectro autista. O Autismo afeta principalmente o desenvolvimento e a capacidade de socialização com outras pessoas. Impactando diretamente na sua qualidade de vida. Diversas técnicas de comunicação alternativas foram desenvolvidas ao longo do tempo buscando auxiliar o processo comunicativo de indivíduos autistas. Dentre as diversas técnicas, pode-se destacar o PECS (Picture Exchange Communication System - Sistema de Comunicação Por Troca de Figuras). Neste trabalho, é realizado o desenvolvimento de uma aplicação móvel com o objetivo de servir como ferramenta de apoio no desenvolvimento da comunicação de pessoas portadoras de autismo.
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    Monografia Acesso aberto
    Aplicação de projeção física de indivíduos para auxílio na avaliação de profissionais da saúde
    (2019) Müller, Ivens Diego
    Analisar o plano alimentar e a rotina de pacientes pode ser trabalhoso. Há diversos fatores e muita informação que precisa ser processada para que a análise da alimentação de uma pessoa possa ser verificada. Mesmo existindo diversos sistemas presentes no mercado, o foco deles não é especificamente mostrar a adequação calórica de maneira gráfica para os nutricionistas. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema que, com base na alimentação e rotina de uma pessoa, apresenta gráficos mostrando o consumo e gasto calórico, equilíbrio energé- tico e realiza a estimativa de peso, percentual de gordura e massa muscular em um período de avaliação. Um experimento foi realizado com pessoas com o objetivo de validar a estimativa física fornecida pelo sistema, com foco maior na visualização dos gráficos gerados. Uma avaliação com nutricionistas foi realizada com o objetivo de verificar se a apresentação gráfica do consumo e gasto calórico de pacientes pode trazer benefícios ao nutricionista. O resultado da avaliação com nutricionistas apresenta evidências de que o sistema desenvolvido traz benefícios e pode ser útil na análise da alimentação e rotina de um paciente.