TCC (Graduação)
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Monografia Acesso aberto Relíquias do caos: um jogo sério do gênero RPG para auxiliar o aprendizado do padrão de projetos visitor(2023) Nolli, José VargasO presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um jogo sério capaz de auxiliar o entendimento da temática: padrão de projeto visitor. Para tanto, o jogo introduz o conhecimento sobre o padrão de projeto por meio de desafios contidos no decorrer de sua história. Assim, utilizou-se o gênero de jogos: RPG, abordando-se, ainda, características presentes nos jogos de aventura. O jogo foi desenvolvido com auxílio da ferramenta RPG MAKER MZ aliada ao suporte de plugins JavaScript. Inicialmente, ele conta com desafios voltados ao conhecimento da temática abordada e, em sequência, apresenta tarefas de identificação de erros em fragmentos de código. A respeito do processo de validação, o jogo foi aplicado para quatorze alunos da turma de padrões de projeto 2023/1 do CEAVI. A avaliação de conhecimento contou com a realização de duas provas impressas, o pré-teste e o pós-teste, limitados ao tempo de 10 minutos cada, além de uma prova utilizada para medir a satisfação dos alunos, essa composta por 26 perguntas adaptadas do modelo MEEGA+. Diante da realização dos testes de conhecimento, após aplicação de um teste T-pareado, obteve-se o resultado de p-valor = 0,000009395, rejeitando-se a hipótese nula com 99% de confiança. Ainda, percebeu-se uma melhora de aproximadamente 150% (cento e cinquenta por cento) entre a média obtida pelos estudantes entre o pré-teste e o pós-teste. Por meio dos resultados do teste de satisfação, identificou-se a boa aceitação do projeto pelos alunos, na qual, os pontos de melhor avaliação foram a relevância da ferramenta para a apresentação do conteúdo da disciplina e a facilidade de os alunos entenderem o conteúdo apresentado sobre o padrão visitor. Ao final. houve a coletada de sugestões de melhoria, destacando-se a usabilidade.Monografia Acesso aberto Misterious chase: um jogo sério para auxiliar o ensino de física aplicada em buracos negros para alunos do ensino médio(2023) Silva, Luis Felipe daO presente trabalho apresenta um jogo sério do genêro puzzle desenvolvido para dispositivos móveis, com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem de alunos do primeiro ano do ensino médio acerca dos conceitos físicos aplicados a Buracos Negros e a Radiação Hawking, bem como a respeito dos estudos feitos por Stephen Hawking sobre estes temas. O jogo estabelece desafios com diferentes mecânicas promovendo variedade de gameplay e uma narrativa que buscam elucidar os conceitos acerca do assunto proposto. O desenvolvimento se aproveitou do motor gráfico Unity e da linguagem de programação C#, utilizaram-se dispositivos móveis para se fazer uso do sensor acelerômetro, capaz de verificar movimentos feitos nos aparelhos que interagem com o cenário do jogo. A estratégia instrucional focou na decomposição do conhecimento apresentado, estabelecendo pequenas partes que são entregues aos jogadores parcialmente para, no fim do processo, construir o conhecimento completo. Para testar a utilidade deste jogo como ferramenta de ensino, utilizou-se um questionário com 10 questões, as quais foram produzidas por um professor mestre em física. Como forma de avaliar o jogo e sua aplicação em sala de aula, o mesmo foi exposto a 53 alunos do ensino médio, estes alunos passaram por uma dinâmica que envolveu diferentes testes de conhecimento, bem como aulas expositivas para comparar o nível de conhecimento adquirido a partir de cada abordagem. Os testes comprovaram estatisticamente, com nível de confiança de 95%, que o jogo impacta no aprendizado dos alunos de maneira positiva. Além disso, quando se comparam as diferentes abordagens aplicadas aos alunos, destaca-se o fato de o jogo demonstrar características de uma ferramenta que instiga os jogadores, deixando-os ávidos por aprender mais a respeito do tema que salta aos olhos durante a experiência. Após esta dinâmica, os alunos também avaliaram o trabalho seguindo o método MEEGA+, destinado à avaliação de jogos sérios. Os resultados foram positivos, o jogo foi bem classificado entre os alunos e também pelas métricas do método, alguns pontos receberam destaque, dentre eles estão a narrativa, design e diversão proporcionada pela forma como são expostos os desafios presentes no jogo.