Dissertações e Teses defendidas na Udesc

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    Dissertação Acesso aberto
    Entre crônicas e detalhes: Pedro Weingärtner na coleção Collaço Paulo
    (2024) Aquino, Camilla
    Esta dissertação se propõe a investigar os detalhes, os aspectos humanos e linguagem visual das seis pinturas de gênero do artista gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) na coleção Collaço Paulo, em Florianópolis, a saber: Os revolucionários (1893), A hora do milho (s.d.), Passarinheiro (1893), A nova estrela (1896), Sem título (1899) e Ensacando arroz (1913). A pesquisa é pertinente ao trazer luz sobre a obra de um pintor que possui uma significativa fortuna crítica, mas com lacunas nos estudos acerca de seus dados biográficos e contexto. Além disso, há muitas de suas criações em coleções particulares, de modo que a criação do Instituto Collaço Paulo permitiu o acesso às obras da coleção e um estudo mais aprofundado das mesmas, a partir de um viés das Artes Visuais, e não da História, como é o caso de grande parte das produções acadêmicas sobre o pintor. Desta forma, deseja-se responder: Quais aspectos da poética de Pedro Weingärtner podem ser observados nas obras da coleção Collaço Paulo? A principal hipótese é de que há, de fato, uma poética – conforme conceito de Luigi Pareyson (1918-1991) – que se manifesta por meio das obras da coleção Collaço Paulo, reveladas através da análise de sua linguagem visual, dos detalhes e de aspectos relativos ao contexto em que as obras foram produzidas, principalmente em relação às cenas de costume. A fim de responder à problemática, os objetivos são: investigar as seis obras de costumes de Pedro Weingärtner em uma tentativa de compreender elementos da sua poética que se destacam, comparando-os com outras obras do artista; apresentar dados biográficos sobre Weingärtner e seu contexto, bem como um panorama sobre a pintura de gênero, sobre o movimento realista e a tendência naturalista, dos quais se aproxima; compreender como o artista apresentou os ideais de seu tempo nas seis telas da coleção Collaço Paulo; destacar aspectos importantes, realizando uma análise a partir dos detalhes das obras. A dissertação foi realizada através de pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória, além de fazer uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa em acervos e coleções que contêm telas do artista.