Dissertações e Teses defendidas na Udesc
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Dissertação Acesso aberto Ordenamento espacial e jurídico sobre a redução de riscos de desastres no Brasil(2024) Souza, Filipe Bellincanta deEsta dissertação visa analisar a distribuição do Marco de Sendai em nível internacional e sua incorporação no Brasil. A metodologia compreendeu a análise documental entre o Marco de Sendai e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – Lei 12.608/12 para explicar e descrever suas aproximações como ordenamentos espaciais e jurídicos na escala nacional brasileira. A aplicação do método comparativo possibilitou um melhor correlacionamento dos objetos de estudos. A interação do Marco de Sendai é ramificada por um objetivo de criar a cultura de desastres e seu alcance entre escalas global-regional e nacional-local, bem como incluiu quatro prioridades que dispõe orientação para melhor perceber como a norma deve se adaptar para a ocorrência de desastres e melhor condução de decisões pelos policymakers. A sua incorporação no Brasil se deu pelo Plano Plurianual 2016-2019 que detém caráter executório e normativo que adentra ao âmbito dos arranjos institucionais, educacionais, pluralidade étnica, diversidade e proteção ambiental e vulneráveis. O desdobramento da governança multinível no Brasil adere o aspecto top-down a partir de o Brasil ser signatário do Marco de Sendai, mas permite que sua aderência social ocorra pelo nível regional e sua redistribuição de normas espaciais e jurídicas se dê pelo aspecto bottom-up. Além, foram desenvolvidas 13 (treze) recomendações orientadoras correspondentes à mesma quantidade de princípios do Marco de Sendai para dar luz à visão da cultura de desastres que ainda é crescente, mas frágil, e que constituiu ao cidadão, à organização da sociedade civil e agentes políticos adentrarem ao seu escopo de redução de riscos de desastres em nível institucional para políticas espaciais e jurídicas.Dissertação Acesso aberto O autoconhecimento para a profissão do músico no Brasil(2024) Lima, Karolina Santos deO autoconhecimento é o aprendizado que um indivíduo desenvolve a respeito de si mesmo de forma consciente e monitorada, conscientizando-se de experiências que refletem no próprio repertório comportamental aprendido. A presente pesquisa aborda o autoconhecimento como um princípio para o músico no exercício da sua profissão no Brasil. Para isso, a metodologia foi fundamentada a partir de bibliografias usando a técnica qualitativa. De acordo com pesquisas recentes, é visto que essa profissão é desafiadora no Brasil, tendo-se preocupações e inseguranças quanto às questões ocupacionais e financeiras. O autoconhecimento é eficaz para o bem-estar do ser humano e poderia ser explorado e relacionado aos músicos em contextos profissionais e ocupacionais. O principal objetivo desta pesquisa foi constatar de que modo o autoconhecimento pode contribuir no bem-estar psicológico, físico e emocional do músico. Como objetivos específicos, desenvolveram-se estratégias para construir novos repertórios comportamentais no intuito de beneficiá-los, considerando determinadas questões históricas, disciplinares e sociais no Brasil que refletem em concepções que podem presenciar ao exercer essa profissão. Os resultados apontam que a utilização do autoconhecimento para o músico no Brasil pode promover diferentes benefícios como o reconhecimento à aspectos históricos e sociais da própria profissão, desenvolver e aplicar estratégias para progredir na carreira, e novas reflexões a respeito de si enquanto músico. Sendo assim, sugere-se o prosseguimento de mais pesquisas nesse âmbito.