Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/22
Navegar
Relatório de estágio Acesso aberto Planejamento estratégico : uma proposta para o Hotel Maristela(2023) Coral, Samuel ZanetteA expansão do turismo na região da Serra Catarinense refletiu no aumento dos hotéis e pousadas, acirrando a concorrência e demandando serviços diferenciados para as empresas do ramo destacarem no mercado. Sendo assim, levantou-se a questão sobre como desenvolver um planejamento estratégico para o Hotel Maristela, levando em consideração suas características como um empreendimento familiar na região da Serra Catarinense, a fim de fortalecer sua posição no mercado e enfrentar os desafios do setor hoteleiro. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para o Hotel Maristela. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa e quantitativa, principalmente por meio de conversas informais com os sócios e um questionário realizado com hóspedes do hotel. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica sobre o hotel e sua relevância como destino turístico na região. Após isso, foram identificadas as oportunidades e ameaças presentes no setor hoteleiro local. Por meio da análise SWOT, foram identificados os pontos fortes e fracos do hotel. Com base nessas análises, foram estabelecidos objetivos de marketing, clientes, infraestrutura, finanças, e desenvolvido um plano de ação em diversas áreas. Dessa forma, pode-se concluir que os objetivos geral e específicos foram alcançados, onde espera-se que as recomendações apresentadas impulsionem o Hotel Maristela, promovendo melhorias na gestão, nos serviços prestados e nos resultados financeiros. Além disso, recomenda-se a monitoração de indicadores de desempenho a fim de avaliar o progresso e realizar ajustes necessários.