Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)

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    Relatório de estágio Acesso aberto
    Adoção de ferramentas para eficiência operacional no setor de contratos na aplicação de políticas públicas no SENAI/SC e SESI/SC
    (2024) Schreiner, Vanessa
    A utilização de recursos públicos por parte de empresas privadas tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de atividades que o Estado, de forma exclusiva, não teria condições de implementar com qualidade e com a mesma capilaridade, levando-se em consideração as necessidades específicas de determinados setores da economia, como a indústria. A criação de Entidades privadas, sem fins lucrativos, como o SESI e SENAI, viabiliza esse modelo de aplicação de recursos públicos e possibilita o atendimento de demandas específicas que esse setor possui. Porém, a aplicação de recursos públicos por organizações privadas implica na gestão, aplicação adequada, aderência às normas e transparência. Isso faz com que seja necessária uma adoção de processos eficientes, onde se possa aplicar métodos de gestão que mitiguem desperdícios, falhas no cumprimento de normas de contratações e gestão de terceiros. O presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a gestão de contratos firmados pelo SESI e SENAI, com base no critério de avaliação de políticas públicas da promoção de eficiência administrativa e de como ela contribui para garantir a conformidade de regras preestabelecidas pelos órgãos de controle e da gestão adequada dos recursos públicos aplicados para as atividades fim dessas Entidades. A base desse estudo são as avaliações de políticas públicas, com foco na avaliação in itinere, onde se pretende demonstrar, através de um estudo comparativos de indicadores de resultados de conformidade, que o acompanhamento e melhoria da eficiência operacional de processos da aplicação de políticas públicas, durante sua implementação, contribuem para a melhoria de indicadores de resultados na aplicação de recursos públicos. Essa análise é realizada, através de uma pesquisa qualitativa, demonstrando a comparação do percentual de atendimentos dentro das normas e conformidades exigidos, antes e depois da implantação da ferramenta Power BI, para acompanhamento dos atendimentos em andamento do setor de contratos dessas Entidades.