Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)

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    Relatório de estágio Acesso aberto
    Ensino e Extensão: uma análise longitudinal da prática de ensino associada à extensão
    (2023) Machado, Jeniffer Victoria Martins
    Este relatório apresenta os resultados da análise das atividades práticas de consultorias de procedimentos realizadas na disciplina de Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos (TEAP) frente ao currículo de formação do curso de administração pública da Esag/Udesc de 2007. A disciplina de TEAP integra a grade curricular do Curso de bacharelado em Administração Pública, desde a primeira grade curricular, em 2004. Localizada no eixo de formação profissional e componente curricular da oitava (última) fase do curso, têm por definição, devido a sua característica de integrar teoria e prática, natureza de curricularização da extensão. Nela são desenvolvidas atividades práticas de consultoria de procedimentos, desde 2008, em que são atendidas demandas do setor público, possibilitando aos estudantes vivenciar na prática, os problemas, dilemas e necessidades de aprimoramento da gestão pública ou resolução de problemas (FISCHER, et. al., 2015). Para sua realização os estudantes acessam conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, em seu processo de formação. De outra parte, esta prática está integrada à extensão, por meio Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (LASP), primeiro programa de extensão do Curso de Administração Pública da Esag/Udesc (2004) e que com a nova política de extensão aprovada pela UDESC de curricularização da extensão (2023), surge o interesse em analisar quais são as disciplinas do currículo do bacharelado em Administração Pública da Esag/Udesc, que foram mais acessados para o atendimento das demandas apresentadas pelos órgãos públicos? E ao mesmo tempo, a partir desta análise, mostrar que a curricularização da extensão no curso de administração pública na Esag/Udesc, é uma prática constante, contínua, que está integrada à matriz curricular do curso desde o início de sua implantação. A análise é longitudinal, e abrange as consultorias realizadas na disciplina de TEAP de 2008 a 2023.