Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)

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    Monografia Acesso aberto
    O mercado imobiliário de Florianópolis : as variáveis que tornam a capital cada vez mais valorizada
    (2023) Roldo, Marcelo Augusto
    Este trabalho, em formato de pesquisa qualitativa, tem como objetivo estudar o comportamento do mercado imobiliário da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, a fim de entender os fatores de valorização desse segmento na capital para gerar insights aos stakeholders do setor. De 2020 até abril 2023, notou-se um crescente aumento nos valores imobiliários no âmbito nacional, porém, destaca-se a cidade de Florianópolis, tendo uma variação acima da média das demais capitais brasileiras. Entender os fatores que impulsionaram esse aumento permite compreender melhor o cenário imobiliário da capital e também favorece investidores que atuam no segmento. A pesquisa, no formato de entrevista, teve como base as conversas realizadas com profissionais do setor, tanto no ramo de corretagem, como crédito e até mesmo pessoas que adquiriram imóveis ou se mudaram para a capital nestes últimos 3 anos. No total foram 8 entrevistados, com o intuito de aprofundar mais o assunto e entender as percepções e expectativas no mercado imobiliário de Florianópolis. Também foi usado como base as pesquisas realizadas por instituições da área, em especial o Índice FipeZap+, além de outros institutos de pesquisa como CBIC e IBGE. Como resultado, Florianópolis mostra-se acima da média nacional de valorização nos imóveis e entender quais são esses fatores são fundamentais para agregar valor ao segmento imobiliário da cidade e aos futuros investidores e moradores da capital catarinense.
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    Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio obrigatório : registro de indicações geográficas como diferencial competitivo para as organizações
    (2023) Vieira, Débora de Souza Pereira
    A propriedade intelectual desempenha um papel de grande relevância para o mundo contemporâneo, sendo considerada um dos pilares da economia globalizada e abrangendo um campo de estudo multidisciplinar. Nesse contexto, é oportuno e necessário estudar o registro de indicações geográficas como meio de desenvolvimento, abarcando não apenas aspectos econômicos, mas também sociais, políticos, éticos, ambientais e culturais. Assim, a presente pesquisa objetivou verificar se o registro de Indicações Geográficas junto ao órgão competente caracteriza-se como diferencial competitivo para as organizações, impactando na gestão estratégica e nos processos decisórios cotidianos. Ressalta-se que a metodologia empregada se caracterizou como qualitativa, exploratória, bibliográfica e conclusiva, sendo que a amostra analisada em profundidade se constituiu por 2 elementos. Como resultados, foram apresentados, brevemente, os registros de indicações geográficas realizados pelo INPI até a data de realização da pesquisa, comprovando seu crescimento significativo e destacando as indicações geográficas catarinenses registradas. Após, foi realizada análise aprofundada das indicações geográficas catarinenses Vales da Uva Goethe (indicação de procedência) e Região de Corupá (denominação de origem), demonstrando os impactos positivos nas respectivas regiões após a concessão do registro. E, por fim, foram expostas as perspectivas para o futuro, por meio da indicação dos pedidos de registro em trâmite no INPI, bem como da apresentação de potenciais indicações geográficas catarinenses.
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    Relatório de estágio Acesso aberto
    Análise e sugestões de posicionamento e estratégia de marca e de marketing da emresa Guapeco : plano de saúde para animais de estimação
    (2022) Rodrigues, Martha Franciny
    A demanda por serviços focados na saúde e no bem-estar de animais de estimação vem crescendo ano após ano no Brasil. Com o aumento do zelo de tutores por seus pets a necessidade de planos de saúde para animais de estimação se tornou cada vez mais latente, levando ao surgimento das primeiras empresas nesse setor, as quais apresentam ao mercado soluções diferentes para um mesmo problema: diminuir os impactos financeiros que cuidados com a saúde e o bem-estar de animais de estimação podem trazer para o orçamento das famílias de seus tutores. O objetivo central do trabalho é analisar a atuação da empresa Guapeco - Plano de Saúde Para Animais de Estimação sob a perspectiva do posicionamento e estratégia de marca e marketing. Propõe-se, assim, realizar sugestões a respeito de como a empresa pode aprimorar seu posicionamento de marca e aumentar seu número de clientes ativos através de estratégias de marketing.
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    Plano de Negócios Acesso aberto
    Plano de negócios: estudo da viabilidade de um spa esotérico em Florianópolis
    (2022) Ferreira, Daniella Souza
    Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar a viabilidade da implementação de um SPA com temática esotérica na cidade de Florianópolis/SC por meio de um plano de negócios. A partir da pesquisa bibliográfica, foi feita uma base de referencial teórico, tanto para estruturar o plano de negócios, quanto para compreender as diferentes questões que o projeto quer abordar na sua atuação. A metodologia foi definida com base na análise dos dados coletados para o estudo e na análise das melhores ferramentas a serem utilizadas durante o desenvolvimento do trabalho. Foi estruturada e posteriormente aplicada, uma pesquisa de campo, com o intuito de levantar informações desconhecidas, escassas ou indisponíveis através de dados secundários, como percepções e hábitos de clientes em potencial, para a validação de ideias do projeto. O plano de negócios conta com um sumário executivo, uma análise de mercado, que inclui análise dos clientes e dos possíveis concorrentes, um plano de marketing, um plano operacional, um plano financeiro e uma avaliação estratégica, todos seguindo os modelos tradicionais da literatura. Com base nas informações levantadas e nos planos desenvolvidos, entendeu-se que o empreendimento estudado seria viável.