Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)

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    Dissertação Acesso aberto
    A linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo
    (2024) Pasquali, Matheus Mesquita
    O presente trabalho traz a proposta da aplicação do contrabaixo e a de fazer uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e de alguns ritmos similares, como o rasguido doble, a chamarra e o chamamé, originários da fusão e das diversas influências comuns entre os países da América do Sul e característicos na região sul do Brasil, levando em conta não única e exclusivamente o quesito prático para a obtenção de uma sonoridade autêntica, moderna e coesa mas também os quesitos conceituais por trás dos gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Será feita uma análise considerando que algumas das claves são exatamente as mesmas usadas em outros estilos musicais como o baião e o carimbó, remontando a um possível antepassado africano. As transcrições de algumas obras do repertório sulino serão utilizadas para corroborar as conclusões levantadas, bem como entrevistas com alguns músicos atuantes da cena musical em questão.
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    Dissertação Acesso aberto
    O autoconhecimento para a profissão do músico no Brasil
    (2024) Lima, Karolina Santos de
    O autoconhecimento é o aprendizado que um indivíduo desenvolve a respeito de si mesmo de forma consciente e monitorada, conscientizando-se de experiências que refletem no próprio repertório comportamental aprendido. A presente pesquisa aborda o autoconhecimento como um princípio para o músico no exercício da sua profissão no Brasil. Para isso, a metodologia foi fundamentada a partir de bibliografias usando a técnica qualitativa. De acordo com pesquisas recentes, é visto que essa profissão é desafiadora no Brasil, tendo-se preocupações e inseguranças quanto às questões ocupacionais e financeiras. O autoconhecimento é eficaz para o bem-estar do ser humano e poderia ser explorado e relacionado aos músicos em contextos profissionais e ocupacionais. O principal objetivo desta pesquisa foi constatar de que modo o autoconhecimento pode contribuir no bem-estar psicológico, físico e emocional do músico. Como objetivos específicos, desenvolveram-se estratégias para construir novos repertórios comportamentais no intuito de beneficiá-los, considerando determinadas questões históricas, disciplinares e sociais no Brasil que refletem em concepções que podem presenciar ao exercer essa profissão. Os resultados apontam que a utilização do autoconhecimento para o músico no Brasil pode promover diferentes benefícios como o reconhecimento à aspectos históricos e sociais da própria profissão, desenvolver e aplicar estratégias para progredir na carreira, e novas reflexões a respeito de si enquanto músico. Sendo assim, sugere-se o prosseguimento de mais pesquisas nesse âmbito.