Marilia Guterres Ferreira
Nome de citação
Ferreira, Marilia Guterres
Vínculo
Centro
CEAVI
Curso
Curso de Engenharia de Software
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Monografia Acesso aberto Súmula eletrônica com divulgação de resultados via rede social para o JIUDESC(2019) Siedschlag, Douglas Felipe BussmannEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um software com o objetivo de gerenciar as súmulas de uma partida de futsal dos jogos internos da UDESC e, em tempo real, disponibilizar os dados ocorridos durante ela para que o público não presente nos ginásios possa ficar a par do seu andamento. A súmula digital ainda oferece outras soluções para problemas como transporte e confiabilidade da súmula de papel, imparcialidade na descrição dos ocorridos, erros de ortografia e de caligrafia, além do espaço físico ocupado para armazenamento. A ferramenta descrita foi elaborada para a Web utilizando partes do universo JavaScript como o framework Meteor e diversos pacotes para facilitar a implementação de etapas comuns e vitais na programação de um website. Além do gerenciamento de súmulas, ela ainda é capaz de publicar os eventos gerados em tempo real no Twitter, uma rede social amplamente difundida à época de desenvolvimento desse trabalho. Essa integração com a plataforma dá-se graças à API disponibilizada por ela. Como estratégias de validação, a ferramenta foi utilizada durante um treinamento de futebol entre alunos da UDESC coordenado por um profissional de Educação Física e foi disponibilizada para a Coordenadoria de Eventos (CEVEN) da UDESC testá-la e avaliá-la. Sugestões de melhorias foram discutidas e implementadas em sua última versão.Monografia Acesso aberto Aplicativo com gamificação para apoio no aprendizado da orientação a objetos(2023) Böing, Afonso UésleiO paradigma de programação orientada a objetos busca trazer elementos do mundo real para a área de programação, representando um mundo povoado por objetos que se comunicam e trocam informações entre si. Entretanto, esse paradigma possui uma complexidade elevada acarretando a altos índices de reprovação e evasão nas aulas deste assunto devido ao desinteresse do aluno pelo conteúdo. Os métodos tradicionais de ensino, como palestras e exercícios escritos, podem não ser os com maior eficácia para o envolvimento do aluno com o conteúdo. A gamificação é uma abordagem com potencial a ser utilizada para motivar e melhorar o aprendizado do aluno e estimular a praticar os conceitos de programação orientada a objetos. A proposta deste trabalho é apoiar o ensino de programação orientada a objetos com o auxílio de recursos de gamificação. Para tal, será desenvolvida uma aplicação móvel que permitirá aos alunos adquirir e aplicar os seus conhecimentos de orientação a objetos. O uso de um sistema de gamificação incentiva a participação do aluno e redução das taxas de evasão e reprovação em disciplinas relacionadas a esse conhecimento. O sistema resultante foi validado com 30 participantes através do formulário System Usability Scale (SUS) obtendo média de 83,58 em 100, conferindo o conceito final A.Monografia Acesso aberto Lector: sistema de apoio para gestão de diários de classe(2023) Oliveira, Jorge Eli deAgilizar o controle de frequência nas escolas bíblicas na Congregação da Assembleia de Deus de Ibirama, bairro Bela Vista, é um desafio possível de ser superado através da informatização dos relatórios de chamadas e diários de classe das turmas existentes na instituição. Ao reduzir o escopo para a congregação do bairro Bela Vista, observando-se as dificuldades impostas devido à falta de um sistema informatizado para registrar e gerir as importantes informações, pretende-se demonstrar que as informações, ora coletadas, poderiam ser mais bem aproveitadas, caso estivessem devidamente inseridas em um banco de dados de fácil e rápido acesso. Nos moldes atualmente utilizados pela secretaria da instituição, todos os dados relacionados à frequência, materiais e recursos financeiros são coletados manualmente e inseridos em diários físicos. Como consequência disso é comum verificar-se rasuras, tentativas de correções por dados que precisam ser alteradas e principalmente um desafio imposto em todas as ocasiões em que se faz necessário coletar dados para providenciar informações. Elencadas as dificuldades atuais, este trabalho intenta comprovar que a utilização de um sistema informatizado para inserir, editar e remover dados seria a melhor maneira de tornar o processo mais ágil e eficiente. Portanto, a inserção de dados referentes à frequência, que hoje se faz à caneta em papel físico, passaria a ser digitada em uma plataforma informatizada, possibilitando correções e edições sem deixar rasuras. As informações e totais trimestrais poderiam ser coletados via sistema, ao passo que hoje se faz necessário um forte esforço manual por meio de contagem física e utilização de calculadoras. Os dados registrados atualmente em diários de papel, que poderiam ser de grande utilidade com o passar do tempo, se houvesse a possibilidade se serem resgatados de forma rápida e ágil, hoje ficam sem aproveitamento, pois exigiriam muito esforço manual. A validação foi realizada com 3 professores e 1 secretária que hoje desempenham esse trabalho manualmente e obteve média 96,25 pelo formulário System Usability Scale (SUS).