A literatura infantil como ferramenta no enfrentamento à violência sexual na infância

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

FAED

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Batista, Luiza Oliveira Bezerra

Orientador

Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

Este trabalho objetiva analisar seis obras de literatura infantil que auxiliam para o enfrentamento à violência sexual infantil, tendo como pergunta norteadora: de que maneira a literatura infantil, como ferramenta, pode ajudar no enfrentamento à violência sexual de crianças de 0 a 12 anos? O objetivo geral do trabalho é analisar cinco obras de literatura infantil indicadas nas redes sociais para educadores como ferramentas no enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos, em espaços escolares, e uma obra analisada em uma dissertação de mestrado, totalizando seis obras analisadas. Para atender a esse propósito, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) Investigar as produções acadêmicas no período de 2013 a 2023 que discutem a literatura infantil como possibilidade de enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos – revisão de literatura; b) Analisar seis obras de literatura infantil indicadas como ferramentas para o enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos - compreensão dos dados; c) Debater a importância da utilização em sala de aula da literatura infantil como possibilidade de enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos. A análise foi feita com base nos conceitos de: criança e infância, com base nas/nos autoras/es Steinberg e Kincheloe (1995), Castro (2007), Ariès (1986), Angelo (2008), Marcílio (1998), Marchi e Sarmento (2017) e nos documentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990), e da Constituição da República Federativa do Brasil (Brasil, 1988); literatura infantil, segundo as/os autoras/es Meyer (2017), Oliveira (2017), Xavier Filha (2014) e Kornatzki (2013); violência sexual, a partir das/dos autoras/es Florentino (2015), Papalia e Feldman (2013), Back et al (2018), Meyer (2017), Junckes (2010), Miskolci (2015), Santos e Ippolito (2011) e Oliveira (2017); e educação sexual emancipatória, baseado nas/nos autoras/es: Chauí et al. (1980), Meyer (2017), Kornatzki (2013), Carvalho et al (2012) e na Organização Mundial da Saúde (2020). A pesquisa é de natureza básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica com apoio de uma pesquisa documental. A análise é feita por meio de critérios para avaliação de livros infantis sobre violência sexual propostos pela literatura internacional. Como resultado, é mostrado que as análises dos livros “Segredo Segredíssimo”, de Odívia Barros, “Pipo e Fifi”, de Caroline Arcari, “Gogô: de onde vêm os bebês”, de Caroline Arcari, “Não me toca, seu boboca”, de Andrea Taubman, “Leila”, de Tino Freitas e “Pipo e Fifi: o que é privacidade?”, presente na dissertação de Caroline Arcari, demonstraram que a literatura é um instrumento poderoso para abordar temas de violência sexual e educação sexual, pois apresenta questões importantes que ajudam na prevenção da violência sexual infantil.

Abstract

This paper aimed to analyse six children’s literature books that help to face child sexual violence. The guilding question was: How can children’s literature, as a tool, help facing sexual violence against children aged 0 to 12 years old? The geral objective was analyse five children’s literature books indicated in social media to educators as a tool to help facing sexual violence against children age from 0 to 12 years old, in school enviroment, and a book analysed in a master’s study, totalysing six books analyzed. To serve this purpose, the following specific objectives have been defined: a) Investigate academical productions in the period from 2013 to 2023 that discuss children’s literature as a possibility to confront sexual violence in children aged 0 to 12 years old – literature review; b) Analyse six works of children’s literature indicated as tools to confront sexual violence in children aged 0 to 12 years old – comprehension of data; c) Discuss the importance of using children’s literature in the clasroom as a possibility to confront sexual violence in children aged to 0 to 12 years old. The analysis was made based on the concepts of child and childhood, with the authors Steinberg e Kincheloe (1995), Castro (2007), Ariès (1986), Angelo (2008), Marcílio (1998), Marchi e Sarmento (2017) and the documents of Child and Adolescent Statute (Brasil, 1990) and the Constitution of the Federative Republic of Brazil (Brasil, 1988); children’s literature, based on the authors Meyer (2017), Oliveira (2017), Xavier Filha (2014) and Kornatzki (2013); sexual violence, with the authors Florentino (2015), Papalia and Feldman (2013), Back et al (2018), Meyer (2017), Junckes (2010), Miskolci (2015), Santos and Ippolito (2011) and Oliveira (2017); and emancipatory sex education, with the authors Chauí et al. (1980), Meyer (2017), Kornatzki (2013), Carvalho et al (2012), and World Health Organization (2022). The research is of a basic, qualitative, exploratory and bibliographic nature with the support of a documentary research. The analysis was made through criteria for the evaluation of children's books on sexual violence proposed by the international literature. As a result, it has been shown that the books “Secret, top secret”, by Odívia Barros, "Pipo e Fifi", by Caroline Arcari, "Gogô: where babies come from", by Caroline Arcari, "Don't touch me, you fool", by Andrea Taubman, "Leila", by Tino Freitas and "Pipo and Fifi: what is privacy?", present in the master’s study of Caroline Arcari, demonstrated that literature is a powerful tool to talk about sexual violence and sex education.

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