A literatura infantil como ferramenta no enfrentamento à violência sexual na infância

dc.contributor.advisorMendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
dc.contributor.authorBatista, Luiza Oliveira Bezerra
dc.date.accessioned2024-10-14T21:14:54Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar seis obras de literatura infantil que auxiliam para o enfrentamento à violência sexual infantil, tendo como pergunta norteadora: de que maneira a literatura infantil, como ferramenta, pode ajudar no enfrentamento à violência sexual de crianças de 0 a 12 anos? O objetivo geral do trabalho é analisar cinco obras de literatura infantil indicadas nas redes sociais para educadores como ferramentas no enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos, em espaços escolares, e uma obra analisada em uma dissertação de mestrado, totalizando seis obras analisadas. Para atender a esse propósito, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) Investigar as produções acadêmicas no período de 2013 a 2023 que discutem a literatura infantil como possibilidade de enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos – revisão de literatura; b) Analisar seis obras de literatura infantil indicadas como ferramentas para o enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos - compreensão dos dados; c) Debater a importância da utilização em sala de aula da literatura infantil como possibilidade de enfrentamento à violência sexual em crianças de 0 a 12 anos. A análise foi feita com base nos conceitos de: criança e infância, com base nas/nos autoras/es Steinberg e Kincheloe (1995), Castro (2007), Ariès (1986), Angelo (2008), Marcílio (1998), Marchi e Sarmento (2017) e nos documentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990), e da Constituição da República Federativa do Brasil (Brasil, 1988); literatura infantil, segundo as/os autoras/es Meyer (2017), Oliveira (2017), Xavier Filha (2014) e Kornatzki (2013); violência sexual, a partir das/dos autoras/es Florentino (2015), Papalia e Feldman (2013), Back et al (2018), Meyer (2017), Junckes (2010), Miskolci (2015), Santos e Ippolito (2011) e Oliveira (2017); e educação sexual emancipatória, baseado nas/nos autoras/es: Chauí et al. (1980), Meyer (2017), Kornatzki (2013), Carvalho et al (2012) e na Organização Mundial da Saúde (2020). A pesquisa é de natureza básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica com apoio de uma pesquisa documental. A análise é feita por meio de critérios para avaliação de livros infantis sobre violência sexual propostos pela literatura internacional. Como resultado, é mostrado que as análises dos livros “Segredo Segredíssimo”, de Odívia Barros, “Pipo e Fifi”, de Caroline Arcari, “Gogô: de onde vêm os bebês”, de Caroline Arcari, “Não me toca, seu boboca”, de Andrea Taubman, “Leila”, de Tino Freitas e “Pipo e Fifi: o que é privacidade?”, presente na dissertação de Caroline Arcari, demonstraram que a literatura é um instrumento poderoso para abordar temas de violência sexual e educação sexual, pois apresenta questões importantes que ajudam na prevenção da violência sexual infantil.
dc.format.extent60 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/183
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectCriança e infância
dc.subjectLiteratura infantil
dc.subjectViolência sexual infantil
dc.subjectEducação sexual emancipatória
dc.subjectChild and childhood
dc.subjectChildren's literature
dc.subjectChild sexual violence
dc.subjectEmancipatory sex education
dc.titleA literatura infantil como ferramenta no enfrentamento à violência sexual na infância
dc.typeMonografia
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeThis paper aimed to analyse six children’s literature books that help to face child sexual violence. The guilding question was: How can children’s literature, as a tool, help facing sexual violence against children aged 0 to 12 years old? The geral objective was analyse five children’s literature books indicated in social media to educators as a tool to help facing sexual violence against children age from 0 to 12 years old, in school enviroment, and a book analysed in a master’s study, totalysing six books analyzed. To serve this purpose, the following specific objectives have been defined: a) Investigate academical productions in the period from 2013 to 2023 that discuss children’s literature as a possibility to confront sexual violence in children aged 0 to 12 years old – literature review; b) Analyse six works of children’s literature indicated as tools to confront sexual violence in children aged 0 to 12 years old – comprehension of data; c) Discuss the importance of using children’s literature in the clasroom as a possibility to confront sexual violence in children aged to 0 to 12 years old. The analysis was made based on the concepts of child and childhood, with the authors Steinberg e Kincheloe (1995), Castro (2007), Ariès (1986), Angelo (2008), Marcílio (1998), Marchi e Sarmento (2017) and the documents of Child and Adolescent Statute (Brasil, 1990) and the Constitution of the Federative Republic of Brazil (Brasil, 1988); children’s literature, based on the authors Meyer (2017), Oliveira (2017), Xavier Filha (2014) and Kornatzki (2013); sexual violence, with the authors Florentino (2015), Papalia and Feldman (2013), Back et al (2018), Meyer (2017), Junckes (2010), Miskolci (2015), Santos and Ippolito (2011) and Oliveira (2017); and emancipatory sex education, with the authors Chauí et al. (1980), Meyer (2017), Kornatzki (2013), Carvalho et al (2012), and World Health Organization (2022). The research is of a basic, qualitative, exploratory and bibliographic nature with the support of a documentary research. The analysis was made through criteria for the evaluation of children's books on sexual violence proposed by the international literature. As a result, it has been shown that the books “Secret, top secret”, by Odívia Barros, "Pipo e Fifi", by Caroline Arcari, "Gogô: where babies come from", by Caroline Arcari, "Don't touch me, you fool", by Andrea Taubman, "Leila", by Tino Freitas and "Pipo and Fifi: what is privacy?", present in the master’s study of Caroline Arcari, demonstrated that literature is a powerful tool to talk about sexual violence and sex education.en
local.description.centroFAED
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPedagogia
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências Humanas

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