Maturidade em gestão do conhecimento: análise da Coordenadoria de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI.

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CESFI

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Dutra, Beatriz

Orientador

Fraga, Bruna Devens

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

O presente estudo busca desenvolver a temática: Maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) na Coordenação de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), voltada à GC na Administração Pública e em Instituições de Ensino Superior (IES). Para isso, os colaboradores da CAD foram submetidos a um questionário, baseado no Instrumento para Avaliação em GC para a Administração Pública desenvolvida por Helou (2015) e os resultados se dispuseram em nove Dimensões previamente definidas. Além do uso da metodologia adotada para expor os resultados encontrados, buscou-se validá-los através de referenciais bibliográficos que trazem autores que discutem a mesma temática, em diálogo com contribuições tragas por líderes da coordenadoria, Diretor Geral do ano de 2022, ano referente a pesquisa e ao Diretor de Administração do ano de 2022 e ainda atual no cargo que foram submetidos a uma entrevista de caráter semiestruturada. A presente pesquisa permitiu evidenciar os Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias para cada Dimensão de análise, e ainda obter o nível de maturidade em GC da coordenadoria, que se encontra no nível 3 (consciente) de maturidade, o que seguindo os parâmetros desenvolvidos por Helou (2015), significa que há iniciativas de GC, mas ocorrem de maneira isolada. Desta forma, um dos aspectos observados ao concluir a pesquisa é a necessidade da formulação de indicadores de desempenho, tendo em vista que ausência destes pode acarretar à impossibilidade de avaliar as contribuições e iniciativas voltadas à GC.

Abstract

The present study seeks to develop the theme: Maturity in Knowledge Management (KM) in the Administration and Support Coordination (CAD) of the Foz do Itajaí Higher Education Center (CESFI), focused on KM in Public Administration and Higher Education Institutions (IES). For this, CAD employees were submitted to a questionnaire, based on the KM Assessment Instrument for Public Administration developed by Helou (2015) and the results were arranged in nine previously defined dimensions. In addition to the use of the methodology adopted to expose the results found, we sought to validate them through bibliographical references that bring authors who discuss the same theme, in dialogue with contributions brought by leaders of the coordination, General Director of the year 2022, referring year the survey and the Director of Administration of the year 2022 and still current in office who were submitted to a semi-structured interview. This research made it possible to highlight the Strengths and Opportunities for Improvement for each Dimension of analysis, and also to obtain the coordination's level of maturity in KM, which is at level 3 (aware) of maturity, which following the parameters developed by Helou (2015), means that there are KM initiatives, but they occur in isolation. In this way, one of the aspects observed when concluding the research is the need to formulate performance indicators, considering that their absence can lead to the impossibility of evaluating the contributions and initiatives aimed at KM.

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil