Proposição de métricas de avaliação de desempenho para o setor de compras e para seleção de fornecedores em cooperativas de crédito

Tipo de documento

Monografia

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAVI

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Borba, Marlon Luiz de

Orientador

Rodrigo Rengel

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver painéis multicritérios para avaliação do setor de compras e seleção de fornecedores, sob a perspectiva do cooperativismo. Este estudo caracteriza-se como um artigo tecnológico, descritiva e qualitativa. Para a avaliação de desempenho do setor de compras, utilizou-se um painel de desempenho aperfeiçoado do Balanced Scorecard (BSC), e a seleção de fornecedores, um painel de seleção multicritérios, ambos referentes ao período de 2023/2024. Foi empregado o método de valoração linear para função de valor, permitindo demonstrar matematicamente os julgamentos de valor que o gestor atribui a cada critério. Como resultado, foram desenvolvidos dois painéis: um de desempenho composto por 4 perspectivas, divididas em 15 objetivos estratégicos, com indicadores, metas, iniciativas e responsáveis estabelecidos; o segundo, um painel de seleção composto por 4 perspectivas, divididas em 13 critérios e perguntas estratégicas para tomada de decisão. Por meio da pontuação global, no painel de avaliação de desempenho identificou-se a situação atual de 35 pontos e atribuiu-se a meta de alcançar 58 pontos. A representação gráfica pode subsidiar o gestor na priorização de ações corretivas. No painel de seleção de fornecedores são analisados múltiplos fatores que afetam positiva ou negativamente o sucesso na escolha de um fornecedor, resultando em uma pontuação de classificação dos fornecedores. Os resultados corroboram estudos anteriores sobre o uso do BSC em avaliação de desempenho e aplicação de multicritérios na seleção de fornecedores. A metodologia auxilia na comunicação e implementação da estratégia, bem como na avaliação de desempenho organizacional. Além disso, a pesquisa oferece contribuições práticas ao demonstrar aos gestores como desenvolver painéis de avaliação de desempenho organizacional e seleção de fornecedores sob a perspectiva do cooperativismo, identificando e criando os critérios necessários para a mensuração e tomada de decisão. Contribui também para a literatura ao abordar uma organização de terceiro setor, sem fins lucrativos, que avalia seu setor de compras que se encontra em fase de estruturação, e realiza a seleção de seus parceiros considerando critérios específicos do cooperativismo. A pesquisa apresenta ainda contribuição social, por se trata-se de uma empresa sem fins lucrativos, onde todo impacto financeiro positivo gerado por uma boa gestão e seleção defornecedores beneficiará os cooperados, além de promover o desenvolvimento e fomento do empreendedorismo na região local.

Abstract

The objective of this research was to develop multi-criteria panels for evaluating the purchasing sector and selecting suppliers, from the perspective of cooperativism. This study is characterized as a descriptive and qualitative case study. To evaluate the performance of the purchasing sector, an improved Balanced Scorecard (BSC) performance panel was used, and for supplier selection, a multi-criteria selection panel, both referring to the period 2023/2024. The linear valuation method was used, for the value function, to mathematically demonstrate the value judgments that the manager attributes to each criterion. As a result, two panels were developed: a performance panel composed of 4 perspectives, divided into 15 strategic objectives, with established indicators, goals, initiatives and those responsible; the second, a selection panel composed of 4 perspectives, divided into 13 criteria and strategic questions for decision-making. Using the global score, the current situation of 35 points was identified in the performance evaluation panel and the target of reaching 58 points was set. The graphical representation can support the manager in prioritizing corrective actions. In the supplier selection panel, multiple factors that positively or negatively affect the success in choosing a supplier are analyzed, resulting in a supplier rating score. The results corroborate previous studies on the use of the BSC in performance evaluation and the application of multi-criteria in the selection of suppliers. The methodology assists in communicating and implementing strategy, as well as evaluating organizational performance. Furthermore, the research offers practical contributions by demonstrating to managers how to develop organizational performance assessment panels and supplier selection in credit cooperatives, identifying and creating the necessary criteria for measurement and decision making. It also contributes to the literature by approaching a third-sector, non-profit organization, which evaluates its purchasing sector, which is in the structuring phase, and selects its partners considering specific criteria of a credit cooperative. The research also presents a social contribution, as it is a non-profit company, where any positive financial impact generated by good management and selection of suppliers will benefit the members, in addition to promoting the development and promotion of entrepreneurship in the local region.

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