Marcas coletivas e governança territorial: um estudo de caso sobre ações e como pensar o fortalecimento de marcas coletivas – o exemplo da sabor serrano na serra catarinense.
Tipo de documento
Estudo de Caso
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
ESAG
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Editora
Autor
Almeida, Caroline Marie Hodel
Orientador
Turnes, Valério Alécio
Coorientador
Resumo
Este trabalho teve como foco o Programa Sabor Serrano, que é voltado aos produtores da agroindústria familiar da região da Serra Catarinense, composta por 18 municípios. Foi realizada pesquisa bibliográfica e visita de campo à instituição responsável pela Sabor Serrano e a produtores da região que foram ou ainda são vinculados ao Programa. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar a existência de planejamento estratégico para as ações do Programa e pensar em estratégias para fortalecimento de marcas coletivas em Santa Catarina. O artigo aborda conceitos de políticas públicas, governança territorial e desenvolvimento territorial sustentável, trazendo conceitos sobre signos distintivos e especialmente sobre marca coletiva; avaliando a existência de planejamento estratégico da Sabor Serrano, de forma a mapear e compilar suas ações, promovendo uma avaliação destas para identificar formas de pensar o fortalecimento da marca. Por fim, este artigo traz uma compreensão das dinâmicas envolvidas na gestão de marcas coletivas e busca enfatizar a importância da governança territorial sustentável e das marcas coletivas.
Abstract
This work focused on the Sabor Serrano Program, which is aimed at producers in the family agroindustry in the Serra Catarinense region, made up of 18 municipalities. Bibliographical research and a field visit were carried out at the institution responsible for Sabor Serrano and at producers in the region who were or still are linked to the Program. The research's main objective is to evaluate the existence of strategic planning for the Program's actions and think about strategies to strengthen collective brands in Santa Catarina. The article addresses concepts of public policies, territorial governance and sustainable territorial development, bringing concepts about distinctive signs and especially about collective branding; evaluating the existence of Sabor Serrano's strategic planning, in order to map and compile its actions, promoting an evaluation of these to identify strengths and weaknesses with a view to strengthening the brand. Finally, this article provides an understanding of the dynamics involved in the management of collective brands and seeks to emphasize the importance of sustainable territorial governance and collective brands.
Citação
DOI
URL permanente
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil