Marcas coletivas e governança territorial: um estudo de caso sobre ações e como pensar o fortalecimento de marcas coletivas – o exemplo da sabor serrano na serra catarinense.

Tipo de documento

Estudo de Caso

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

ESAG

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Almeida, Caroline Marie Hodel

Orientador

Turnes, Valério Alécio

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

Este trabalho teve como foco o Programa Sabor Serrano, que é voltado aos produtores da agroindústria familiar da região da Serra Catarinense, composta por 18 municípios. Foi realizada pesquisa bibliográfica e visita de campo à instituição responsável pela Sabor Serrano e a produtores da região que foram ou ainda são vinculados ao Programa. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar a existência de planejamento estratégico para as ações do Programa e pensar em estratégias para fortalecimento de marcas coletivas em Santa Catarina. O artigo aborda conceitos de políticas públicas, governança territorial e desenvolvimento territorial sustentável, trazendo conceitos sobre signos distintivos e especialmente sobre marca coletiva; avaliando a existência de planejamento estratégico da Sabor Serrano, de forma a mapear e compilar suas ações, promovendo uma avaliação destas para identificar formas de pensar o fortalecimento da marca. Por fim, este artigo traz uma compreensão das dinâmicas envolvidas na gestão de marcas coletivas e busca enfatizar a importância da governança territorial sustentável e das marcas coletivas.

Abstract

This work focused on the Sabor Serrano Program, which is aimed at producers in the family agroindustry in the Serra Catarinense region, made up of 18 municipalities. Bibliographical research and a field visit were carried out at the institution responsible for Sabor Serrano and at producers in the region who were or still are linked to the Program. The research's main objective is to evaluate the existence of strategic planning for the Program's actions and think about strategies to strengthen collective brands in Santa Catarina. The article addresses concepts of public policies, territorial governance and sustainable territorial development, bringing concepts about distinctive signs and especially about collective branding; evaluating the existence of Sabor Serrano's strategic planning, in order to map and compile its actions, promoting an evaluation of these to identify strengths and weaknesses with a view to strengthening the brand. Finally, this article provides an understanding of the dynamics involved in the management of collective brands and seeks to emphasize the importance of sustainable territorial governance and collective brands.

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