Guia para a concepção e construção de calçados da linha festa feminina

dc.contributor.advisorMaciel, Dulce Maria Holanda
dc.contributor.authorMelo, Sther Ferreira
dc.date.accessioned2024-11-01T21:53:35Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO setor calçadista brasileiro se destaca no mercado nacional e internacional, cujas empresas são muito heterogêneas quanto aos processos criativos, produtivos e ao estágio tecnológico. Os setores de criação e construção de produtos do setor calçadista podem aplicar em seus processos as metodologias projetuais, escolhendo aquelas que melhor se adaptarem aos desejos dos seus consumidores, levando em consideração a necessidade de observar os aspectos ergonômicos e antropométricos, oriundos do estudo anatômico dos pés. O objetivo da pesquisa é propor um guia para a concepção e construção de calçados da linha festa feminina voltado a micro e pequenas empresas do setor calçadista. A pesquisa conta com a parceria da empresa Leonor Shoes, que produz calçados da linha feminina, localizada na Região da Grande Florianópolis, SC. Justifica se a relevância da pesquisa tendo em vista que as metodologias projetuais indicadas têm como foco principal atender os usuários. Por isso, nas etapas iniciais, faz-se a identificação do problema de pesquisa com o público-alvo, envolvendo as tendências de comportamento de consumo. A pesquisa de campo junto aos consumidores é importante para detectar a demanda de consumo. Neste caso, destaca-se como fundamental conhecer o comportamento de consumo das mulheres relacionado à compra de calçados. É essencial conhecer suas expectativas, anseios, necessidades, a relação social, o meio ambiente onde vivem e trabalham, e o tipo de calçado que desejam usar para cada ocasião. Classifica-se a pesquisa como sendo de natureza aplicada, qualitativa quanto ao problema e descritiva em relação ao objetivo. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados contemplaram a pesquisa bibliográfica, entrevistas e a aplicação de questionários. Na interpretação dos resultados da pesquisa de campo, aplicou-se a análise qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que 41,8% das mulheres preferem saltos baixos nos calçados, 60,4% investem em torno de 300 reais por mês em calçados da linha festa, priorizando na compra o preço, o conforto e a beleza. 40% utilizam os calçados de festa em casamentos, 77% costumam comprar as novidades lançadas para festas, 73% indicaram preferência por sapatos com tiras, 44,2% preferem biqueiras quadradas, 64,8% dão preferência a calçados abertos no calcanhar, sendo 82,45% optando por calçados abertos em geral. Quanto ao tipo de salto, 36,2% indicaram preferência pelo salto agulha, 33,7% por sandálias altas e 54,9% das consumidoras preferem calçados de couro. Como resultado final, apresenta-se uma etapa de pesquisa aplicada detalhada para sapatos de festa, com o objetivo de exemplificar a relação de troca de informações com o cliente final e reforçar a quantidade de informações obtidas que resultam em um produto mais assertivo. No entanto, apenas com esses resultados, seria vago transformá-los em um método. Por esse motivo, o guia foi ampliado para descrever as principais etapas para a concepção de uma coleção de calçados, com o cliente centralizado na estratégia de coleção. A entrega deste trabalho é um método para a concepção e construção de calçados, detalhando cada etapa desde a Identificação do Problema, passando pelas etapas da pesquisa, coleta de dados, análise de dados ergonômicos, estudo dos concorrentes, seleção de alternativas até chegar na concepção do produto, do guia, destacando as análises das varejistas interna e externa que fazem parte da imersão em pesquisas e resultados até o desenvolvimento do produto. O convite deste método é centralizar o cliente durante todo o processo e manter a interação com ele.
dc.format.extent137 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/270
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectCalçados
dc.subjectTendências
dc.subjectComportamento
dc.subjectVarejo
dc.subjectFesta
dc.subjectShoes
dc.subjectTendencies
dc.subjectBehavior
dc.subjectRetail
dc.subjectParty
dc.titleGuia para a concepção e construção de calçados da linha festa feminina
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeThe Brazilian footwear sector stands out in the national and international market, whose companies are very heterogeneous in terms of creative and production processes and technological stage. The footwear sector's product creation and construction sectors can apply design methodologies in their processes, choosing those that best adapt to the desires of their consumers, taking into account the need to observe ergonomic and anthropometric aspects, arising from anatomical studies. of the feet. The objective of the research is to propose a method for the design and construction of women's party shoes aimed at micro and small companies in the footwear sector. The research has a partner in the company Leonor Shoes, which produces women's footwear, located in the Greater Florianópolis S.C. Region. The relevance of the research is justified considering that the design methodologies indicated have as their main focus serving users, for The initial steps include identifying the research problem with the target audience, involving consumer behavior trends. Field research with consumers is important to detect consumption demand, in this case, it stands out as fundamental to know the consumption behavior of women, related to the purchase of shoes. Know their expectations, desires, needs, social relationships, the environment where they live and work and the shoes they want to wear for each occasion. The research is classified as being applied in nature, qualitative in relation to the problemand descriptive in relation to the objective. The technical procedures for data collection included bibliographic research, interviews and the application of a questionnaire. In interpreting the results of the field research, qualitative data analysis was applied. The results revealed that 41.8% of women prefer low heel shoes, 60.4% invest around 300 reais per month in party line shoes, and when purchasing shoes, they prioritize price/comfort/beauty, 40 % use party shoes at weddings, 77% usually buy new releases for parties, such as the type of leather, 73% indicated they prefer shoes with straps, in relation to the types of toecaps, 44.2% prefer square ones, 64, 8 give preference to shoes open at the heel, between closed or open lines, 82.45 opted for open heels, regarding the type of heel 36.2 indicated stiletto heels, 33.7% high sandals and 54.9% of consumers prefer leather shoes. As a final result, a detailed research stage is presented for party shoes, with the aim of exemplifying the information exchange relationship with the end customer and reinforcing the amount of wealth of information obtained that results in a more assertive product, however, with just this result it would be vague to transform it into a method, for this reason the method was expanded and can describe the main steps for designing a footwear collection so that the client is centralized in the collection strategy, the delivery of this work is the method for the design and construction of footwear, detailing each stage of its execution from Problem Identification, with the stages of research, data collection, ergonomic data analysis, study of competitors, selection of alternatives until arriving at product design , of the Method, highlighting the analyzes of internal and external retailers that are the immersion part of research and results until the development of the product, the invitation of this method once again is to centralize the customer and throughout the process maintain interaction with the customer Finalen
local.description.centroCEART
local.description.programaPrograma de Pós-Graduação em Moda
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPós-Graduação em Moda
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaLingüística, Letras e Artes
relation.isAdvisorOfPublicationfa2bad8d-986c-4a48-8058-5d315a909916
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