Debaixo das saias de Yonara, Inês e Julia: reflexões feministas de uma atriz revirada sobre suas personagens no teatro de rua
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Marques, Yoanara
Orientador
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa tem como tema a atuação feminina no teatro de rua, ao observar as técnicas encontradas pela pesquisadora no enfrentamento de diferentes formas de dominação masculina no espaço público. A análise tem como objeto a experiência da autora desta dissertação como atriz, produtora e diretora no grupo teatral Cirquinho do Revirado – ou Teatro Revirado -, há três décadas. O foco recai na influência da prática cênica na rua sobre o modo como mulheres atrizes movem seu mundo e seu teatro para transformar suas relações com suas personagens e seu grupo teatral. Para isso, evoca algumas perspectivas sobre o corpo grotesco, que contribuem para a hipótese de que a estética do grotesco pode contribuir com o embate feminista contra mecanismos de dominação masculina no espaço público do teatro de rua. Nisso, a experiência da atriz pesquisadora com duas de suas personagens torna-se um laboratório de produção de conhecimento, tendo como referência teórica: estudos feministas (Bairros, 1995; hooks, 2021, 2023), estudos teatrais feministas (Miranda, 2008; Romano, 2009; Lima, 2009) e teorias do grotesco (Alvarez, 2006; Bakhtin, 2002).
Abstract
La presente investigación tiene como tema la actuación femenina en el teatro callejero. Observar las técnicas encontradas por la actriz-investigadora en el enfrentamiento a diferentes formas de dominación masculina en el espacio público tiene como objetivo reflexionar sobre cómo la práctica escénica en la calle influye en las actrices para transformar su mundo y su teatro a partir de la transformación de sus relaciones con sus personajes, así como con su propio grupo teatral. Con esta finalidad, algunas perspectivas específicas sobre el cuerpo grotesco en acc-ión contribuyen con la hipótesis de que la estética del grotesco puede contribuir con el choque feminista con los mecanismos de dominación masculina en el espacio público del teatro callejero. Para ello, la experiencia de la actriz-investigadora con dos de sus personajes se convierte en un laboratorio para la producción de conocimiento, teniendo como- referencia teórica los estudios feministas (Barros, 1995; hooks, 2021, 2023), los estudios del teatro feminista (Miranda, 2018; Romano, 2009) y las teorías de lo grotesco (Álvarez, 2006; Bajtín, 1987).