Debaixo das saias de Yonara, Inês e Julia: reflexões feministas de uma atriz revirada sobre suas personagens no teatro de rua

dc.contributor.advisorLima, Fatima Costa De
dc.contributor.authorMarques, Yoanara
dc.date.accessioned2024-11-13T18:05:48Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como tema a atuação feminina no teatro de rua, ao observar as técnicas encontradas pela pesquisadora no enfrentamento de diferentes formas de dominação masculina no espaço público. A análise tem como objeto a experiência da autora desta dissertação como atriz, produtora e diretora no grupo teatral Cirquinho do Revirado – ou Teatro Revirado -, há três décadas. O foco recai na influência da prática cênica na rua sobre o modo como mulheres atrizes movem seu mundo e seu teatro para transformar suas relações com suas personagens e seu grupo teatral. Para isso, evoca algumas perspectivas sobre o corpo grotesco, que contribuem para a hipótese de que a estética do grotesco pode contribuir com o embate feminista contra mecanismos de dominação masculina no espaço público do teatro de rua. Nisso, a experiência da atriz pesquisadora com duas de suas personagens torna-se um laboratório de produção de conhecimento, tendo como referência teórica: estudos feministas (Bairros, 1995; hooks, 2021, 2023), estudos teatrais feministas (Miranda, 2008; Romano, 2009; Lima, 2009) e teorias do grotesco (Alvarez, 2006; Bakhtin, 2002).
dc.format.extent174
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1261
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectTeatro de Rua
dc.subjectTeatro de Grupo
dc.subjectAtriz
dc.subjectPersonagens
dc.subjectFeminismos
dc.subjectGrotesco
dc.titleDebaixo das saias de Yonara, Inês e Julia: reflexões feministas de uma atriz revirada sobre suas personagens no teatro de rua
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeLa presente investigación tiene como tema la actuación femenina en el teatro callejero. Observar las técnicas encontradas por la actriz-investigadora en el enfrentamiento a diferentes formas de dominación masculina en el espacio público tiene como objetivo reflexionar sobre cómo la práctica escénica en la calle influye en las actrices para transformar su mundo y su teatro a partir de la transformación de sus relaciones con sus personajes, así como con su propio grupo teatral. Con esta finalidad, algunas perspectivas específicas sobre el cuerpo grotesco en acc-ión contribuyen con la hipótesis de que la estética del grotesco puede contribuir con el choque feminista con los mecanismos de dominación masculina en el espacio público del teatro callejero. Para ello, la experiencia de la actriz-investigadora con dos de sus personajes se convierte en un laboratorio para la producción de conocimiento, teniendo como- referencia teórica los estudios feministas (Barros, 1995; hooks, 2021, 2023), los estudios del teatro feminista (Miranda, 2018; Romano, 2009) y las teorías de lo grotesco (Álvarez, 2006; Bajtín, 1987).en
local.description.centroCEART
local.description.programaPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPós-Graduação em Artes Cênicas
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaLingüística, Letras e Artes
relation.isAdvisorOfPublication6b898129-62b0-4e90-8ae6-c4400dae2535
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery6b898129-62b0-4e90-8ae6-c4400dae2535

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
00039310_DissertacaoDepositoYonaraMarques_compressed.pdf
Tamanho:
11.44 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.56 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: