Contribuições do ensino de inglês na educação infantil : Algumas reflexões

dc.contributor.advisorBeche, Rose Cler Estivalete
dc.contributor.authorNeitzke, Adriane Lemke
dc.date.accessioned2024-11-18T17:55:40Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular – BNCC apresenta práticas pedagógicas de interações e brincadeiras, incorporando uma série de eixos estruturantes que podem ser aplicados para promover a aprendizagem de língua inglesa. Contudo, a legislação não prevê a obrigatoriedade do ensino do inglês na educação infantil, resultando na falta de materiais didáticos pedagógicos e no despreparo docente. Consequentemente, os caminhos para ensinar inglês na infância escolar têm se constituído um desafio para os docentes iniciantes. Desse modo, este estudo possui como objetivo conhecer atividades pedagógicas e identificar estratégias e vivências aplicadas no processo educativo, que podem servir como ponte no ensino da língua inglesa. Para isso, a pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica qualitativa, com foco na pesquisa de artigos produzidos entre 2018 à 2023 sobre o tema, contabilizando quatro artigos encontrados. Como resultados principais evidenciamos que a possibilidade de práticas pedagógicas bem-sucedidas na primeira infância permitem uma eficácia do ensino do inglês, contribuindo para habilidades comunicativas e sociais. Sendo por meio da leitura, comunicação ou brincadeiras. Contudo, é importante considerar que nos dias atuais muitos são os desafios a serem ultrapassados para um ensino de qualidade.
dc.format.extent20
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1324
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectMetodologias de Ensino/Aprendizagem
dc.subjectEducação Infantil
dc.subjectLíngua Inglesa
dc.subjectBNCC
dc.titleContribuições do ensino de inglês na educação infantil : Algumas reflexões
dc.title.alternativeContributions of english teaching in children’s education : Some reflectionspt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeThe Nacional Common Curriculum Base - NCCB presents pedagogical practices of interactions and games, incorporating a series of structuring axes that can be applied to promote English language learning. However, the legislation does not provide for the mandatory teaching of English in children’s education, resulting in a lack of teaching materials and unprepared teachers. Consequently, the ways to teach English in childhood have been a challenge for beginning teachers. Therefore, this study aims to understand pedagogical activities and identify strategies and experiences applied in the educational process, which can serve as a bridge in teaching the English language. For that, the research is based on a qualitative bibliographic review, focusing on research on articles produced between 2018 and 2023 about the subject, accounting for four articles found. Furthermore, the teaching of the English language is considered fundamental nowadays, which should be explored from the first years of children’s education, enabling comprehensive training of children.en
local.description.centroFAED
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPedagogia
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências Humanas
relation.isAdvisorOfPublicationdb95ec34-9ff4-4760-9126-3c934696750c
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverydb95ec34-9ff4-4760-9126-3c934696750c

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
00026454_Adriane_Lemke_Neitzke_trabalho.pdf
Tamanho:
222.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.56 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: