Contribuições para o fazer tridimensional nas aulas de arte dos anos iniciais do ensino fundamental
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Programa Profissional em Artes (PROFARTES)
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Freitag, Ester Meister Ko
Orientador
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
Coorientador
Resumo
A partir das reflexões sobre os desafios encontrados na prática docente como professora de artes visuais da escola pública, investiga-se como a tridimensionalidade, práticas da expressão artística de modelagem com argila e a cerâmica podem ser levadas para sala de aula e contribuir para o ensino desenvolvente de arte nas turmas de primeiros anos do Ensino Fundamental. A fundamentação teórico-metodológica pauta-se na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, visando melhor compreender como se dá o desenvolvimento psíquico das crianças e como isso pode contribuir na organização do trabalho pedagógico do ensino de arte, situando os questionamentos do que e como ensinar a partir da teoria da atividade-guia da escola russa de psicologia de Vigotski. Assim, lecionando para turmas de primeiros anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola pública, elaboro, experimento e apresento uma proposta de sequência didática com foco no fazer tridimensional, que parte da modelagem em argila e ruma a cerâmica. A análise da minha experiência na prática docente apresentada embasa a elaboração de preceitos que possam nutrir professoras e professores na empreitada do fazer tridimensional nas aulas de artes visuais para os primeiros anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract
Based on reflections on the challenges encountered in teaching practice as a visual arts teacher in public schools, this study investigates how three-dimensionality, artistic expression practices of clay modeling, and ceramics can be introduced into the classroom and contribute to the developmental teaching of art in early elementary school grades. The theoretical and methodological foundation is based on Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, aiming to better understand the psychological development of children and how this can contribute to the organization of pedagogical work in art education. It situates the questions of what and how to teach based on the activity theory from the Russian school of psychology by Vygotsky. Thus, teaching first-year elementary school classes in public schools, I develop, experiment with, and present a didactic sequence proposal focused on three dimensional work, starting with clay modeling and moving towards ceramics. The analysis of my teaching practice experience presented here underpins the formulation of principles that can support teachers in the endeavor of three-dimensional work in visual arts classes for early elementary school years.
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