Relação causal entre compreensão e fluência de leitura: contribuição do ensino explícito no 4º ano do ensino fundamental

Tipo de documento

Tese

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

FAED

Instituição

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Silvano, Juliane Dutra da Rosa

Orientador

Godoy, Dalva Maria Alves

Coorientador

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Fascículo

Resumo

No contexto de uma sociedade letrada, é essencial que os estudantes sejam capazes, no processo de escolarização, de dominar as habilidades de leitura, de modo que possam utilizálas de maneira eficiente em suas vidas escolares e sociais. O domínio de tais habilidades envolve aspectos da decodificação e, também, da compreensão leitora, sendo a fluência de leitura a conexão entre eles. Esse papel da fluência no processo que leva à compreensão de leitura evidencia a existência de uma relação fluência-compreensão, porém ainda não está clara a sua direção. É nessa ligação que a presente pesquisa se aprofunda, tendo por objetivo verificar a direcionalidade da influência entre a fluência e a compreensão de leitura, via ensino explícito de tais habilidades, com a aplicação de programas de ensino de compreensão e de fluência a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, durante 22 semanas. Para tal, foi realizado um estudo de intervenção com 125 estudantes dessa série, todos da rede pública de ensino do município de Florianópolis-SC, mas pertencentes a escolas diferentes, que foram distribuídos em nove turmas, seis experimentais e três controles. Cada grupo experimental recebeu um tipo de intervenção. No primeiro, houve a aplicação de um programa de ensino de compreensão de leitura (N= 28); no segundo, um programa de fluência de leitura (N= 28); e, o terceiro recebeu ambos os programas de ensino (N= 24). Os estudantes do grupo controle (N= 45) não receberam nenhum tipo de intervenção por meio da pesquisa. Todos os participantes foram avaliados nos momentos pré e pós-intervenção, objetivando-se, com isso, analisar os seus níveis de desempenho em variáveis vinculadas às habilidades de decodificação, fluência e compreensão leitora, via testes de leitura de palavras e pseudopalavras, de avaliação de fluência de leitura textual, de questões de compreensão textual e de leitura e compreensão de sentenças. Também foi aplicado às professoras regentes das turmas participantes um questionário acerca das variáveis envolvidas no decorrer da aplicação dos programas de ensino de modo a relacioná-lo com os resultados estatísticos obtidos. Os resultados revelam que o ensino explícito de fluência de leitura tem influência mais efetiva nos componentes de velocidade e precisão de leitura. Já o ensino de compreensão de leitura influencia tanto nas habilidades de compreensão quanto nas de fluência. E, no que se referem ao ensino concomitante de fluência e compreensão, os resultados dão indicativos de influência recíproca entre fluência e compreensão, mas não tão expressiva quanto à obtida pelo grupo que recebeu intervenções apenas em compreensão. O grupo que obteve os melhores desempenhos foi o grupo que recebeu intervenções exclusivas em Compreensão de Leitura, o que coincide com os resultados do questionário aplicado às professoras, por meio do qual é indicado que a única professora que teve contato prévio em sua formação com o ensino de fluência e compreensão foi justamente a professora deste grupo. Portanto, a direcionalidade da influência entre as habilidades de fluência e compreensão de leitura demonstra estar no sentido da compreensão para a fluência, com o ensino explícito exclusivo de compreensão influenciando tanto para maior avanço nos desempenhos da própria compreensão quanto nos de fluência de leitura e com a formação inicial/ continuada de professores revelando-se como uma variável importante nesse processo.

Abstract

In the context of a literate society, it is essential that students are able, in the schooling process, to master reading skills, so that they can use them efficiently in their school and social lives. Mastering such skills involves aspects of decoding and also reading comprehension, with reading fluency being the connection between them. This role of fluency in the process that leads to reading comprehension highlights the existence of a fluency comprehension relationship, but its direction is still unclear. It is in this connection that the present research delves deeper, aiming to verify the directionality of the influence between fluency and reading comprehension, via explicit teaching of such skills, with the application of comprehension and fluency teaching programs to 4th grade students. year of Elementary School, for 22 weeks. To this end, an intervention study was carried out with 125 students from this grade, all from the public school system in the city of Florianópolis-SC, but belonging to different schools, who were distributed into nine classes, six experimental and three controls. Each experimental group received a type of intervention. In the first, a reading comprehension teaching program was applied (N= 28); in the second, a reading fluency program (N= 28); and, the third received both teaching programs (N= 24). Students in the control group (N= 45) did not receive any type of intervention through the research. All participants were evaluated in the pre- and post-intervention moments, with the aim of analyzing their performance levels in variables linked to decoding skills, fluency and reading comprehension, via word and pseudoword reading tests, assessment textual reading fluency, textual comprehension questions and reading and understanding of sentences. A questionnaire was also administered to the teachers in charge of the participating classes about the variables involved in the course of applying the teaching programs in order to relate it to the statistical results obtained. The results reveal that explicit teaching of reading fluency has a more effective influence on the components of reading speed and accuracy. Teaching reading comprehension influences both comprehension and fluency skills. And, with regard to the concomitant teaching of fluency and comprehension, the results indicate a reciprocal influence between fluency and comprehension, but not as significant as that obtained by the group that received interventions only in comprehension. The group that obtained the best performances was the group that received exclusive interventions in Reading Comprehension, which coincides with the results of the questionnaire applied to the teachers, through which it is indicated that the only teacher who had previous contact in her training with the teaching fluency and comprehension was precisely the teacher of this group. Therefore, the directionality of influence between fluency and reading comprehension skills appears to be in the direction of comprehension towards fluency, with the exclusive explicit teaching of comprehension influencing both greater progress in comprehension performance itself and in reading fluency and with the initial/continuing training of teachers is proving to be an important variable in this process.

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