Tessituras do estágio curricular supervisionado em educação física: um olhar no e para o cotidiano
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
FAED
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Educação
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Editora
Autor
Bikel, Roque Luiz
Orientador
Coorientador
Resumo
Esta pesquisa enfoca a questão da formação de professores de Educação Física, tendo como enfoque o contexto dos estágios curriculares supervisionados (ECS). O objetivo foi analisar o cotidiano do ECS, no interior de um curso de Licenciatura em Educação Física, a partir das relações existentes entre os participantes envolvidos e as instituições. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de objetivo exploratório que se valeu da observação participante e da entrevista semiestruturada como procedimento para compreender o fenômeno estudado, sendo utilizado como instrumento um diário de campo e um roteiro de entrevistas previamente elaborados. A análise de dados se baseou na codificação e, a partir da triangulação das fontes buscou-se problematizar e analisar a complexidade do objeto de estudo. Como resultados, destacou-se as relações entre Universidade e Escola ainda estão distantes na realização do estágio, onde os praticantes desempenham um papel crucial na mediação dessas relações, produzindo sentidos que carregam marcas de uma produção particular, o que impera em como esse praticante irá utilizar de táticas para negociar e moldar o espaço do ECS. Além disso, existem diferentes concepções de ECS pelos praticantes que retratam a organização, aproximação com o contexto profissional e relação teoria e prática. Nesse sentido, o lugar do ECS aparece vinculado a uma relação particular do praticante com o lugar em que ocupa. No entanto, foi consenso que o ECS se trata de um espaço de aproximação com a realidade da escola, sendo um lugar de aprendizado para a profissão. Ademais, trata-se de um espaço que carrega expectativas e representações particulares de cada praticante com o lugar em que ocupa e os novos que são assumidos com a chegada do estágio, os colocando em um ‘entre-lugar’. Os estagiários aparecem tendo o seu lugar/papel pautado sobre um espaço de aprendizado, vinculado ao semblante de estudante conferido pela Universidade, cujo custo sobre o empréstimo do lugar de professor na escola parece ser trazer a inovação. Quanto aos professores que acompanham o ECS verificou-se um duplo papel, tanto das orientadoras quanto dos supervisores, que buscam dar a tônica para o desenvolvimento profissional dos estagiários, incorporando novas camadas de significado sobre a multiplicidade de práticas. Por parte dos gestores notou-se a necessidade de mais pesquisas focadas em seu papel para além de âmbito burocrático. Além disso, foi identificado elementos pautados sobre um aprendizado profissional dos estagiários relacionado a escolhas, decisões e desafios próprios da profissão. Nesse processo, o estagiário lida com uma multiplicidade de informações, sendo constantemente exposto a diferentes elementos, dos quais, no andamento do ECS, vai selecionando e absorvendo aqueles que são mais relevantes ou necessários para seu desenvolvimento profissional. Por fim, o ECS foi visto como um processo dinâmico de negociação e adaptação, onde todos os praticantes utilizam táticas para moldar e reconfigurar elementos conforme as necessidades e objetivos, formando um tecido coeso de aprendizado e prática docente.
Abstract
Cette recherche porte sur la question de la formation des enseignants d'éducation physique, en se concentrant sur le contexte des stages supervisés (SS). L'objectif était d'analyser le quotidien du SS, au sein d'un programme de Licence en Éducation Physique, en examinant les relations entre les participants et les institutions. Il s'agissait d'une recherche qualitative de but exploratoire qui a utilisé l'observation participante et les entretiens semi-structurés comme procédure pour comprendre le phénomène étudié. L'analyse des données a été basée sur le codage et la triangulation des sources. Les résultats ont souligné que les relations entre l'Université et l'École sont encore distantes lors du déroulement du stage, où les praticiens jouent un rôle crucial dans la médiation de ces relations, en produisant des significations marquées par une production particulière qui influence la façon dont ces praticiens utilisent des tactiques pour négocier et façonner l'espace du SS. De plus, différentes conceptions du SS par les praticiens ont été observées, reflétant l'organisation, l'approche du contexte professionnel et la relation entre théorie et pratique. Ainsi, la place du SS semble liée à la relation particulière du praticien avec l'endroit qu'il occupe. Cependant, il est consensuel que le SS représente un lieu d'approche de la réalité de l'école, servant de lieu d'apprentissage pour la profession. De plus, il s'agit d'un espace porteur d'attentes et de représentations particulières de chaque praticien vis-à-vis de l'endroit qu'il occupe, et des nouveaux rôles assumés avec l'arrivée du stage, les plaçant dans un 'entre-lieu'. Les stagiaires semblent avoir leur place/ rôle basé sur un espace d'apprentissage, associé à l'aspect d'étudiant attribué par l'Université, dont le coût semble être l'innovation apportée en empruntant la place de professeur à l'école. Quant aux enseignants accompagnant le SS, on observe un double rôle, à la fois des guides et des superviseurs, qui cherchent à donner une impulsion au développement professionnel des stagiaires en intégrant de nouvelles couches de sens autour de la diversité des pratiques. Du côté des gestionnaires, il est nécessaire de mener davantage de recherches centrées sur leur rôle au-delà du cadre bureaucratique. De plus, il a été identifié des éléments liés à l'apprentissage professionnel des stagiaires en matière de choix, de décisions et de défis spécifiques à la profession. Dans ce processus, le stagiaire fait face à une multiplicité d'informations, étant constamment exposé à différents éléments parmi lesquels il sélectionne et absorbe ceux qui sont les plus pertinents ou nécessaires à son développement professionnel. Enfin, le SS est perçu comme un processus dynamique de négociation et d'adaptation, où tous les praticiens utilisent des tactiques pour façonner et reconfigurer les éléments selon les besoins et objectifs, formant ainsi un tissu cohérent d'apprentissage et de pratique enseignante.
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