Os saberes estatísticos do(a) professor(a) de matemática: um estudo a partir da formação inicial

Tipo de documento

Tese

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

FAED

Instituição

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Rostirola, Sandra Cristina Martini

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

As recentes mudanças do paradigma social de acesso à informação evocam que o cidadão do novo milênio possua competências cognitivas para interpretar a massa de dados a que é submetido cotidianamente, tomando decisões que impactarão na vivência de sua cidadania, tornando o conhecimento da estatística fundamental. Esses aspectos trazem a responsabilidade do desenvolvimento do letramento, do pensamento e do raciocínio estatístico para a escola e a seus professores. Contudo, é preciso conhecer a realidade da formação docente no que tange aos saberes estatísticos, corrigindo possíveis vulnerabilidades. Diante disso, esta tese de doutoramento objetivou investigar o contexto da formação inicial do(a) professor(a) de Matemática para o desenvolvimento de saberes estatísticos, entendendo suas perspectivas e suas fragilidades, a partir da hipótese de que as experiências cognitivas proporcionadas pelos formadores de professores, no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática, oportunizam a mobilização de saberes e aprendizagens estatísticas essenciais aos futuros professores de Matemática. Assim, a pesquisa, adotou uma abordagem com métodos mistos, por meio dos quais analisou algumas constituintes da formação inicial docente, em um contexto geral, e, posteriormente, em sua face particular. Nesse âmbito, a primeira parte da pesquisa buscou conhecer as tendências em formação estatística apontadas por um mapeamento sistemático de literatura, de informações curriculares e pedagógicas contidas em projetos pedagógicos de curso, e analisar o currículo implícito no Exame Enade. A segunda parte analisou multicasos envolvendo um professor e cinco licenciandos em Matemática de uma universidade pública e suas interações com os recursos relacionados à formação inicial docente por meio da Investigação Reflexiva, inerente à Abordagem Documental do Didático. Os métodos e as técnicas utilizadas se caracterizam por análises estatísticas (descritivas e inferenciais), Teoria da Resposta ao Item em seus Modelos de Três Parâmetros Logísticos e Resposta Nominal, associadas a concepções qualitativas-interpretativas, em uma atitude reflexiva. Os resultados apontam para um cenário em que não se distingue, ainda, em nível de diretriz legal, aspectos da Educação Estatística como medidas oficiais a serem cumpridas pelas instituições nos cursos de Licenciatura em Matemática. Contudo, algumas particularidades do conhecimento estatístico são apresentadas no Enade, recordando que estão presentes também nas diretrizes curriculares para a Educação Básica. No estudo de caso, é perceptível que o professor formador e as vivências das disciplinas colaboram para a instrumentalização de recursos que se transformarão nos documentos didáticos dos/as futuros/as professores/as, estando, esses, em transição.

Abstract

Recent changes in the social paradigm of access to information demand that citizens of the new millennium possess cognitive skills to interpret the vast amount of data they encounter daily, making decisions that impact their citizenship. This makes knowledge of statistics fundamental. These aspects bring the responsibility for developing statistical literacy, thinking, and reasoning to schools and their teachers. However, it is essential to understand the reality of teacher education regarding statistical knowledge, addressing possible vulnerabilities. Therefore, this doctoral thesis aimed to investigate the context of the initial training of mathematics teachers for the development of statistical knowledge, understanding their perspectives and weaknesses, based on the hypothesis that the cognitive experiences provided by teacher trainers within a mathematics degree program facilitate the mobilization of essential statistical knowledge and learning for future mathematics teachers. The research adopted a mixed-methods approach, analyzing some components of initial teacher education in a general context and subsequently in its particular aspects. In this context, the first part of the research aimed to understand the trends in statistical training highlighted by a systematic literature review, curricular and pedagogical information contained in course pedagogical projects, and an analysis of the implicit curriculum in the Enade exam. The second part involved multi-case studies with one professor and five mathematics students from a public university, examining their interactions with resources related to initial teacher training through reflective inquiry, inherent to the documental approach to didactics. The methods and techniques used include statistical analyses (descriptive and inferential), item response theory in its three-parameter logistic model and nominal response model, associated with qualitative-interpretative conceptions in a reflective attitude. The results indicate a scenario where aspects of statistical education are not yet distinguished as official measures to be fulfilled by institutions in mathematics degree courses at the level of legal guidelines. However, some particularities of statistical knowledge are presented in the Enade exam, and they are also present in the curricular guidelines for basic education. In the case study, it was noticeable that the teacher trainer and the experiences of the courses contribute to the instrumentalization of resources that will become the didactic documents of future teachers, which are in transition.

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